Eclipse do Sol Em Local Remoto Marca Início do Novo Ciclo Saros, Mas Belas Imagens Direto Da Espanha Compensam a Ausência

Pouca gente deve ter visto o eclipse do Sol que aconteceu hoje, dia 1 de Julho de 2011. Foi um eclipse muito curto e que varreu uma pequena porção na costa da Antártica como mostra a figura abaixo.


Embora tenha sido visto por poucos esse eclipse tem uma importância muito grande, esse eclipse foi o primeiro de um novo ciclo Saros, o Saros 156. O ciclo Saros mostra que a cada 18 anos um novo eclipse nas mesmas condições ocorre na Terra. Esse ciclo que se iniciou hoje só terminará com o eclipse de 14 de Julho de 3237.

O impressionante ocorreu antes do eclipse como mostram as imagens abaixo. Aproximadamente 26 horas antes do evento a Lua estava com somente 1.4% do seu disco iluminado e nesse momento ela se encontrou com Vênus, sendo que os dois astros ficaram separados por apenas 0.31?. As fotos abaixo foram tiradas desde o Roque de Los Muchachos, a 2426 metros acima do nível do mar, no lar do European Northern Observatory, na Ilha de La Palma, na Espanha, às 7:00 hora local.

Fonte:

http://www.spaceweather.com/

http://proba2.oma.be/swap/data/mpg/movies/campaign_movies/20110701_eclipse/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo