fbpx
15 de novembro de 2024

É Sábado – Juno Se Prepara Para Sua Maior Aproximação Com Júpiter

junocam-8-25-1041

Tá chegando a hora, é nesse sábado, dia 27 de Agosto de 2016, às 09:51, hora de Brasília, que a sonda Juno passará pela primeira vez bem perto do topo das nuvens de Júpiter. No momento da maior aproximação, a Juno estará a cerca de 4200 km acima das nuvens de Júpiter, passando a uma velocidade de 208000 km/h. Depois dessa passagem, terão mais 35 passagens próximas para a missão primária da Juno. O sobrevoo de 27 de Agosto de 2016, será a primeira vez que a Juno terá todos os instrumentos funcionando a pleno vapor e poderá observar em detalhe o planeta gigante.

“Essa é a primeira vez que passaremos perto de Júpiter, desde o dia 4 de Julho, quando a sonda entrou na órbita do planeta”, disse Scott Bolton, principal pesquisador da Juno, do Southwest Research Intstitute em San Antonio. “Agora de volta, nós teremos todos os instrumentos ligados, diferente de quando entramos na órbita quando os instrumentos estavam desligados. Nós temos mais testes para fazer, mas estamos confidentes que tudo correrá bem, e por isso estaremos com todos nosssos olhos e ouvidos ligados e aberto”.

“Essa será a nossa primeira oportunidade de realmente observar bem de perto o rei dos planetas do nosso Sistema Solar, e começar a entender como ele trabalha”, disse Bolton.

Enquanto que os dados científicos da passagem demorarão alguns dias para serem baixados na Terra, a interpretação dos primeiros resultados não esperarão por muito tempo.

“Nenhuma outra sonda orbitou Júpiter de tão perto assim, ou passou sobre os polos do planeta”, disse Steve Lin, cientista de projeto da Juno do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia. “Essa é a nossa primeira oportunidade e teremos muitas surpresas. Nós precisaremos de um tempo para termos certeza que nossas conclusões estarão corretaas”.

Não só o conjunto de oito instrumentos científicos da Juno estarão ligados, mas também a JunoCam estará fazendo imagens bem perto do planeta. Um conjunto de imagens da JunoCam, incluindo as imagens de mais alta resolução já feitas da atmosfera Joviana e a primeira olhada nos polos sul e norte de Júpiter, devem ser lançadas durante o final da próxima semana.

A sonda Juno foi lançada no dia 5 de Agosto de 2011, desde Cabo Canaveral, na Flórida. O JPL gerencia a missão Juno para o seu principal pesquisador, Scott Bolton, do Southest Research Institute em San Antonio. A Juno é parte do New Frontiers Program, que é gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama, para o Science Mission Directorate da agência. A empresa Lockheed Martin Space Systems, em Denver, construiu a sonda. O Caltech, em Pasadena na Califórnia, gerencia o JPL para a NASA.

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/jpl/nasas-juno-to-soar-closest-to-jupiter-this-saturday

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo