fbpx

Câmera HiRISE Identifica Dupla Camada de Material Ejetado Em Cratera da Região Arabia de Marte

Quando as crateras de impacto se formam, elas são geralmente circundadas por material ejetado que é expelido para fora da cratera pelo impacto e esse material cai no terreno ao redor. Algumas vezes existem múltiplas fases de materiais que caem no solo, embora essas fases resultem do mesmo impacto, criando assim a aparência de uma material ejetado em camadas.

A cratera de dupla camada de material ejetado ou DLE como é conhecida e é mostrada na imagem acima se formou na borda de uma cratera mais velha e já existente ali, o anel dessa cratera então defletiu parte do material ejetado. Como o material defletido das duas fazes de ejeção caíram de forma diferente, nós podemos usar isso para estudar como o material ejetado é transportado e depositado. Com a resolução da câmera HiRISE é possível determinar a topografia do anel e então ver qual a altura da barreira existiu ali para defletir parte do material ejetado.

Além disso, essa cratera é pouco comum pois ela está fora das Planícies do Norte e é relativamente nova.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_024872_2175

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Arquivo