Aves migratórias e aviões militares normalmente voam em uma formação em V. A formação em V, aumenta drasticamente a eficiência e o alcance das aves, porque todos, exceto a primeira ave no movimento ascendente do ar, aproveitam o vórtice da ave a frente.
Na imagem acima de um campo de dunas em Marte, numa grande cratera em Mawrth Vallis, algumas dunas aparecem nua formação em V. Para campos de dunas, o espaçamento das dunas individuais é uma função do suprimento de areia, da velocidade do vento e da topografia.
A imagem acima, foi adquirida pela câmera HiRISE a bordo da sknda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA em 30 de Dezembro de 2013. A Universidade do Arizona, em Tucson, opera a câmera HiRISE, que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, gerencia o Mars Reconnaissance Orbiter Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.
Fonte:
http://www.nasa.gov/content/martian-dunes-flying-in-formation/#.UwsfXbm5e2c