fbpx
28 de dezembro de 2024

Duas Luas, Dois Tamanhos e Duas Cores

duas_luas_corfu


observatory_1501053As duas luas cheias mostradas acima foram registradas com o mesmo telescópio e com a mesma câmera. A Lua Cheia da esquerda foi fotografada pouco depois de nascer em Agosto de 2010, perto do farol do Antigo Forte de Corfu, na Grécia. Essa Lua estava no apogeu, ou seja, o seu ponto mais distante da Terra (cerca de 406000 km). A Lua Cheia da direita, foi registrada nascendo em Julho de 2013 e parece tocar as paredes no Novo Forte (também em Corfu). A uma distância de aproximadamente 362000 km, ela estava bem perto do perigeu, ou seja, o ponto mais próximo da Terra. Como essa Lua estava cerca de 10 por cento mais perto da Terra ela aparece levemente maior.

A coloração dessas duas Luas Cheias é atribuída devido à sua proximidade com o horizonte. Quando a Lua está baixa no céu, os comprimentos de onda mais curtos da luz visível (violeta, azul e verde) são efetivamente removidos da nossa visão devido ao aumento no comprimento do caminho percorrido pela luz da Lua até chegar aos nossos olhos – o que aumenta o espalhamento pelas moléculas de ar. A cor avermelhada da Lua de Julho resulta de uma maior quantidade de neblina e de humidade causando um espalhamento ainda maior da luz da Lua.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/10/two-moons-two-sizes-two-colors.html


alma_modificado_rodape1055

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo