Duas antenas do projeto Atacama Large Millimiter/submillimeter Array (ALMA) de 12 metros de diâmetros vasculham o céu direto do Array Operations Site do observatório localizado no alto do platô Chajnantor a uma altitude de 5000 metros nos Andes Chilenos.
Oito antenas forma instaladas no AOS desde Novembro de 2009. Mais antenas ainda serão instaladas no platô Chajnantor durante os próximos meses e anos, permitindo que os astrônomos comecem a produzir resultados científicos com o sistema ALMA no final de 2011. Após isso, o interferômetro continuará crescendo até atingir o seu potencial completo com no mínimo 66 antenas.
O ALMA é o maior projeto de astronomia terrestre que existe, e irá compreender um grande conjunto de antenas com 12 metros de diâmetro com qualidade submilimétrica que vão se espalhar por 16 km. Um conjunto adicional com conjuntos de antenas de 7 metros e 12 metros irão complementar o conjunto principal. O projeto ALMA só é possível graças a uma colaboração internacional entre Europa, Leste Asiático, e América do Norte em cooperação com o Chile. O ESO é o parceiro europeu no ALMA.
Fonte: