fbpx
24 de novembro de 2024

Dois Quasares Muito Distantes E Muito Brilhantes São Descobertos

Astrônomos detectaram dois novos quasares brilhantes com redshifts, ou seja, desvio para o vermelho de cerca de 5.0. O quasares recém-descobertos, ou QSO como são chamados, sigla para quasi-stelar objects, estão entre os mais brilhantes de alto desvio para o vermelho já detectados até o momento.

Energizados pelos buracos negros supermassivos, os quasares brilhantes nesses altos desvios para o vermelho são importantes para os astrônomos já que eles funcionam como feixes brilhantes iluminando a evolução química do universo de forma muito eficiente. Contudo, esses objetos são muito raros e muito difíceis de serem descobertos. Por isso, até o momento somente uma dezena de quasares foram descobertos com desvios para o vermelho maiores que 4.5 e magnitude na banda i, abaixo de 18.2.

“Encontrar esses quasars requer grandes pesquisas, e não é surpresa que os primeiros quasares com z>5 (z é a letra usada para designar o desvio para o vermelho), tenham sido descobertos usando o Sloan Digital Sky Survey. Quasares brilhantes, com z>4.5 são difíceis de serem encontrados pois eles podem ter sua visão contaminada por estrelas esfrias com cores similares”.

Recentemente, uma equipe de astrônomos, liderada por Zefeng Li da Australian National University, a ANU, conduziu uma pesquisa por quasares brilhantes e de elevado desvio para o vermelho. Eles usaram o telescópio de 2.3 metro da ANU no Observatório de Siding Spring na Austrália, equipado com o Wide Field Spetrograph, o WiFeS, para realizar observações de objetos registrados pelo SkyMapper Southern Survey, pelo telescópio Pan-STARRS1 e pelo WISE da NASA. A campanha observacional, resultou na descoberta de dois quasares com elevado desvio para o vermelho, entre Dezembro de 2017 e Abril de 2018.

“Esse artigo apresenta nosso primeiro passo na busca por QSOs brilhantes e de elevado desvio para o vermelho no céu do sul, e já podemos relatar a descoberta de dosi QSOs brilhantes, com i aproximadamente de 18 e z de aproximadamente 5”.

Os quasares recém-descobertos, são designados de SMSS J013539.27-212628.4 e SMSS J093032.58-221207.7, e possuem desvio para o vermelho de 4.94 e 4.86 respectivamente. O SMS J013539.27-212528.4 tem uma magnitude na banda i de 18 enquanto que o SMS J093032.58-221207.7 tem uma magnitude de 18.11.

Os dois novos QSOs representam uma grande adição à lista bem pequena de quasares conhecidos com z >4.5 e magnitude abaixo de 18.2.

Além disso, as observações conduzidas pela equipe de Li redescobriu dois outros quasares brilhantes e com elevado desvio para o vermelho, identificados em estudos anteriores.

Os pesquisadores notaram que o segundo passo na busca por esse tipo de QSO deve ser feito quando mais pesquisas como a SkyMapper estiver disponível. O Segundo release de dados da SkyMapper, a SkyMapper DE2, programado para acontecer em Agosto de 2018 ajudará nessa busca. O DR2 deve fornecer uma fotometria profunda em todas as bandas pela declinação sul. Contudo uma cobertura completa do céu só estará disponível em 2020.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-05-bright-high-redshift-quasars.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo