fbpx

Dobradinha da Cassini: Titã e Dione

Em um vôo duplo especial na próxima semana, a sonda Cassini da Nasa irá visitar as luas Titã e Dione com um intervalo de um dia e meio, sem manobrar entre elas. Um alinhamento cósmico fortuito permite a Cassini tentar essa dobradinha, e o interesse em sobrevoar a lua Dione influenciou no desenho dessa missão.

O sobrevôo por Titã planejado para segunda-feira 5 de Abril de 2010, levará a Cassini a 7500 km acima da superfície do satélite. A distância é relativamente alta, mas isso pode ser compensado pelo sistema de imagens da Cassini. As câmeras da Cassini serão capazes de encarar a superfície de Titã por um tempo maior e com capturar imagens de alta resolução das áreas conhecidas como Belet e Senkyo, regiões negras ao redor do equador do satélite que é ondulada com dunas de areia.

Já na manhã de quarta-feira, 7 de Abril de 2010, a Cassini irá fazer sua maior aproximação da lua congelada de tamanho médio Dione. A Cassini irá passar a 500 km da superfície do planeta.

Esse será o Segundo encontro da Cassini com Dione. O primeiro sobrevôo ocorreu em Outubro de 2005 e achados feitos pela sonda Voyager nos anos 1990, dão pista de que a lua poderia estar enviando partículas carregadas para o campo magnético ao redor de Saturno e potencialmente estar exalando uma pluma difusa que contribui com materiais para um dos anéis do planeta. Com Encélado, a mais famosa lua de Saturno que possui pluma, Dione, possui feições brilhantes, e fraturas recentes. Mas se existe mesmo uma pluma produzida por Dione ela certamente seria súbita e produziria menos material.

A Cassini planeja usar o seu magnetômetro e campos e instrumentos de partículas para ver se ela pode encontrar esse tipo de atividade em Dione. Um mapeamento térmico feito pela composição de dados do espectrômetro infravermelho também poderá ajudar nessa pesquisa. Em adição a isso, o espectrômetro visual e infravermelho irá examinar o material negro encontrado em Dione. Os cientistas desejam entender a fonte desse material.

A Cassini fez três sobrevôos duplos anteriormente e outro está planejado para os anos que se seguem. A missão está próximo do fim da primeira extensão, conhecida como missão Equinócio. A sonda irá começar a segunda missão de extensão, conhecida como missão Solstício em Outubro de 2010.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2010-110&cid=release_2010-110&msource=cass20100402&tr=y&auid=6160588

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .