fbpx

Disco Galáctico de Lado e Em Detalhe É Fotografado Pelo Telescópio Espacial Hubble

Essa imagem acima, registrada pelo Telescópio Espacial Hubble das Agências NASA e ESA revela uma visão surpreendentemente detalhada de parte do disco da galáxia espiral NGC 4565. Essa brilhante galáxia é um dos exemplos mais famosos de uma galáxia espiral que é vista de lado, ou seja, perpendicularmente orientada ao nosso plano de visão, de modo que nós possamos ver diretamente o seu disco luminoso. A NGC 4565 foi apelidada de galáxia da Agulha, pois quando vista de forma completa ela parece uma estreita linha no céu.

A visão de lado da Galáxia da Agulha mostrada nessa imagem se assemelha muito à visão que nós no Sistema Solar temos da parte central da Via Láctea. Em ambos os casos faixas de poeira bloqueiam parte da luz proveniente do disco galáctico. Para a parte inferior direita, a poeira se mostra num belo contraste contra a luz amarela das estrelas que preenchem a região central. O núcleo da galáxia está fora da imagem acima na parte inferior direita.

Estudar galáxias como a NGC 4565 ajuda os astrônomos a aprenderem mais sobre a nossa galáxia, a Via Láctea. Localizada a uma distância aproximada de 40 milhões de anos-luz, a NGC 4565 é considerada uma galáxia relativamente próxima, e como é vista de lado se torna um objeto particularmente útil para estudos comparativos. Como todas as galáxias espirais, a NGC 4565 é enorme.

A imagem acima foi feita com a Advanced Camera For Surveys do Telescópio Espacial Hubble e o campo de visão tem aproximadamente 3.4 por 3.4 arcos de minuto.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1228a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .