Um grande degrau – O perfil de RUPES ALTAI.
(créditos: Tolentino.)
Rupes ALTAI: escarpa.
Coordenadas Selenográficas: LAT: 24° 18? 00? S, LAT: LON: 22° 36? 00? E;
Comprimento: 427 Km;
Altitude máxima: 3,5 km.
Nome em referência às Montanhas ALTAI, que estão localizadas no centro-leste da Ásia, onde China, Rússia, Cazaquistão e Mongólia se encontram. Também é o local onde os rios Irtysh e Ob tem suas nascentes.
“Rupes” são linhas de penhascos ou escarpas montanhosas presentes na superfície lunar.
Geralmente são restos das bordas de grandes crateras ou bacias muito antigas.
Mare NECTARIS é o “mar” com menos quantidade de lava basáltica (que no passado fluiu através de rachaduras na crosta causadas pelo enorme impacto que criou a bacia NECTARIS) do lado visível da Lua. Aparentemente (só aparentemente), a borda oeste do Mare NECTARIS parece ser definida pelo arco de círculo imaginário que passa pelas crateras FRACASTORIUS, BEAUMONT e THEOPHILUS, que delimita a porção circular lisa inundada por lava.
Posicionada no quadrante sudeste da Lua, Rupes ALTAI é a escarpa mais destacada da superfície lunar. Com forma de arco de círculo e orientação sudeste-noroeste, Rupes ALTAI tem seu início na borda oeste da cratera PICCOLOMINI. A partir daí, desenvolve seu perfil curvo na direção noroeste, atingindo no caminhamento, cerca de até 3,5 Km de altitude em relação ao terreno circundante. O término do corpo da escarpa no extremo noroeste, tem baixa altitude e menos definição, devido estar numa região irregular, a oeste da cratera CYRILLUS.
Com o uso do LROC ACT-REACT QuickMap, interceptamos Rupes ALTAI no ponto médio de seu comprimento, com um “corte” de sudoeste para nordeste, onde encontramos um perfil em forma de degrau, com 2,5 Km de elevação.
Na realidade, Rupes ALTAI, com seus 427 Km de extensão, é parte proeminente da borda principal da grande bacia de impacto que forma o Mare NECTARIS, que tem cerca de 860 Km de largura. Como já dissemos, Mare NECTARIS tem pouca quantidade de lava (ou seja, é mais “seco” de lava), fazendo com que a bacia tenha as partes mais externas expostas, estando a cobertura lisa de lava concentrada na parte mais interior.
Foto com apenas 1 frame em ??22? de ?fevereiro? de ?2011, ??02:34:22.
Não deixem de visitar o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciências em geral. Visitem o remodelado site do VTO: www.vaztolentino.com.br
Fonte:
http://www.vaztolentino.com.br/galerias-de-imagens/3-Fotografias-em-Destaque