fbpx
21 de novembro de 2024

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: Sinus Amoris

sinus_amoris_vtol

observatory_150105Sinus AMORIS.

(créditos: Tolentino.)

O Sinus AMORIS ou Baía do Amor, é uma grande região plana, pavimentada por lava basáltica escura, localizada a oeste do Mare CRISIUM. Essa baía estende-se por 250 Km na direção norte, a partir da borda nordeste do  Mare TRANQUILLITATIS.

O Sinus AMORIS apresenta interessantes formações de origem vulcânica em seu interior e na lateral de suas margens. Algumas dessas formações são as seguintes:

– A montanha Mons Maraldi (diâmetro na base: 16 Km e altitude: 1200m), próximo à borda nordeste da cratera MARALDI (diâmetro: 40 Km,) na margem oeste da baia. Essa montanha provavelmente seja um domo vulcânico de composição incomum.

– Duas montanhas próximas do centro do piso da baía (a do centro com 1.100m de altitude e a outra com 900m de altitude por sobre a superfície circundante), que chamaremos de Mons 1 e Mons 2, pois não possuem nominação. Esses montes estão posicionados a noroeste da cratera CARMICHAEL (diâmetro: 20 Km) e possivelmente também sejam domos vulcânicos.

– O domo vulcânico de perfil baixo Hill 1, posicionado a oeste da cratera HILL (diâmetro: 16 Km),  que apresenta uma pequena cratera de 3Km de diâmetro no seu topo baixo.

– O complexo vulcânico Vitruvius T 1, com 61 Km de diâmetro na base, composto por vários domos sobrepostos, localizado ao sul da cratera GARDNER (diâmetro: 18,4 Km).

Foto executada com apenas 1 frame em ?10? de ?abril? de ?2012, ??04:07:54 (07:07:54 UT).

Não deixem de visitar o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre ciência e astronomia. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6405-Sinus-AMORIS#photo_description

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo