fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: As Crateras Hipparchus, Albategnius e Klein

HIPPARCHUS, ALBATEGNIUS & KLEIN, próximos ao terminadouro.

(créditos: Tolentino.)

Cratera HIPPARCHUS:

Diâmetro: 150 Km;

Profundidade: 3,3 Km;

Coordenadas Selenográficas: Lat: 05° 30? 00? S, Lon: 04° 48? 00? E;

Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (Pré-Nectarian): 4533 milhões (o tempo da formação inicial da Lua) até 3920 milhões de anos atrás.

Apenas sob um ângulo baixo da luz solar, essa imensa planície murada (diâmetro: 150 Km) de paredes desgastadas e baixas, mostra-se com certo destaque. O contorno das bordas de Hipparchus, em quase toda a parte, apresenta notória evidência de erosões e ruínas. A continuidade de seu aro é interrompido por depressões e lacunas, e as bordas remanescentes não alcançam grande altitude.

Hipparchus consiste numa circunferência imperfeita, apresentando cerca de 155 Km na direção Norte-Sul e 141 Km na direção Leste-Oeste, como se fosse um losango de lados curvos.

O piso interno de Hipparchus tem aspecto liso, pois foi inundado por lava, porém é um pouco irregular por apresentar  algumas ondulações. Perto do centro existe os restos de um anel baixo, aberto e em forma de semicírculo. A cratera de impacto Horrocks (diâmetro: 30 Km, profundidade: 3 Km) “hospeda-se” no quadrante nordeste do piso interno deHipparchus, sendo mais jovem que Hipparchus.

Cratera ALBATEGNIUS:

Diâmetro: 129 Km;

Profundidade: 4,4 Km;

Coordenadas Selenográficas: Lat: 11° 12? 00? S, Lon: 04° 06? 00? E;

Período Geológico lunar: Nectárico (Nectarian): 3920 milhões até 3850 milhões anos atrás.

Albategnius é uma velha cratera de impacto de forma quase hexagonal, que tem paredes altas e fortemente erodidas por impactos e desmoronamentos. Possui um vasto piso plano inundado por lava basáltica. Seu pico central eleva-se cerca de1,5 Km por sobre o piso. Sua borda sudoeste é iterrompida pela presença da cratera Klein, que também ocupa a maior parte do quadrante sudoeste do piso interno de Albategnius.

Cratera KLEIN:

Diâmetro: 44 Km;

Profundidade: 1,5 Km;

Coordenadas Selenográficas: Lat: 12° 00? 00? S, Lon: 02° 36? 00? E.

Período Geológico lunar: Nectárico (Nectarian): 3920 milhões até 3850 milhões anos atrás.

Klein é uma cratera de impacto relativamente rasa em comparação com as outras anteriormente descritas. O impacto que a criou, destruiu a parede sudoeste de Albartegnius. Possui um piso plano, inundado por lava, com a presença de minúsculos impactos e um pequeno pico central. Klein é mais jovem que Albategnius.

Foto executada com apenas 1 frame em: 24? de ?agosto? de ?2012, ??19h23m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6228-HIPPARCHUS-ALBATEGNIUS-KLEIN-proximos-ao-terminadouro#photo_description

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .