fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Ferramenta Path da Sonda LRO

vtol_path_01

observatory_150105Aferramenta “Path” do LROC ACT-REACT QuickMap da NASA.

(créditos: Tolentino.)

O programa LROC ACT-REACT QuickMap (http://target.lroc.asu.edu/da/qmap.html) apresenta imagens de altíssima resolução da superfície da Lua, feitas pela câmera LROC (Lunar Reconnaissance Orbiter Camera) da sonda americana LRO(Lunar Reconnaissance Orbiter).

A ferramenta “Path” do LROC ACT-REACT nos permite visualizar o desenho do perfil cartográfico das diversas formações da superfície lunar e conhecer suas cotas (comprimento, profundidade, altitude, etc).

Essa ferramenta facilita a visualização das características físicas que uma foto normal não nos permite discernir, graças às medições precisas feitas pelos sensores de bordo da sonda LRO da NASA quando estava em órbita varrendo a superfície lunar.

A utilização da ferramenta “Path” nos permite uma análise mais profunda e detalhada que aumenta mais o nosso conhecimento das características físicas de uma determinada formação lunar.

Isto posto, analisaremos com a ferramenta “Path” o desenho do perfil cratera ARCHIMEDES, com suas cotas, a partir de um corte de uma linha imaginária, na direção Oeste-Leste.

Analisaremos também a cratera ARISTILLUS, com seu perfil e suas cotas, a partir de um corte de uma linha imaginária, na direção Sudoeste-Nordeste.

vtol_path_02

No caso de ARCHIMEDES, verificamos que seu piso plano é inclinado, com o aclive da direção Oeste-Leste, sendo a borda Leste mais alta que a borda Oeste (quase o dobro). Verificamos também, que seu piso não é muito profundo (devido ter sido inundado por lava basáltica) em relação à superfície externa circundante.

vtol_path_03

No caso de ARISTILLUS, verificamos no detalhe o perfil de sua montanha central de pico triplo e a grande profundidade de seu piso em relação à superfície circundante. Percebemos também que a borda do lado Nordeste é um pouco mais alta que a borda do lado Sudoeste.

Constatamos também que os números oficiais de diâmetro e profundidade para as duas crateras (ARCHIMEDES: 83 Km e 2,1 Km; ARISTILLUS: 55 Km e 3,6 Km) diferem um pouco do que apresenta os desenhos dos perfis das mesmas, com as cotas de distância cartográfica e elevação.

Na imagem abaixo, analisamos também, o perfil do MONS PITON (LAT: 40° 36? 00? N, LON: 01° 06? 00? W), com um corte imaginário na direção Oeste-Leste. Constatamos o desenho de seu interessante perfil e verificamos que a medida oficial para sua altitude (2,3 Km) é praticamente a mesma apresentada pela cota da ferramenta “Path”.

vtol_path_04

vtol_path_05

Foto executada com apenas 1 frame em ?20? de ?junho? de ?2010, ??19:31:54 (22:31:54 UT).

Não deixem de visitar o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciências em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6350-Aferramenta-Path-do-LROC-ACT-REACT-QuickMap-da-NASA#photo_description

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo