fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera Grimaldi

Cratera GRIMALDI.

(créditos: Tolentino.)

A grande cratera Grimaldi.

Coordenadas Selenográficas: LAT: 5.2°S, LON: 68.6°W.

Diametro: 173,49 km.

Profundidade: 2,7 km.

A cratera Grimaldi foi “batizada” em homenagem a Francesco Maria Grimaldi (1618 – 1663), que foi um padre jesuíta, matemático e físico italiano, professor do colégio jesuíta de Bolonha.

O piso da grande cratera Grimaldi é sua característica mais notável. O piso tem superfície plana, relativamente suave, apresentando algumas formações de origem vulânica (domos) e com baixo albedo (capacidade de reflexão da luz). O piso escuro de Grimaldi (talvez o mais escuro de todas as grandes crateras ou bacias) destaca-se muito da superfície externa circundante que é bastante clara (alto albedo), o que facilita a localização de Grimaldi.

Grimaldi é uma enorme cratera, classificada como planície murada ou grande bacia, localizada próximo ao limbo oeste da Lua. Encontra-se a sudoeste do Oceanus Procellarum. A parede interna de Grimaldi foi muito desgastada e corroída por impactos subsequentes, que formaram um anel irregular de colinas, cristas e picos, que chegam a atingir 2 Km de altitude. O diâmetro aproximado do aro interno é cerca de 140 Km.

Na realidade, a formação originalmente conhecida como Grimaldi é o anel interno de uma estrutura de dois anéis, que agora é conhecido como Bacia Grimaldi (Grimaldi Basin).

Existem relatos da ocorrência de TLP (Transient Lunar Phenomenon), incluindo flashes de luzes ocasionais, manchas coloridas e áreas de visibilidade nebulosa.

Foto executada com apenas 1 frame em ?03? de ?junho? de ?2012, ??01h41m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia a ciência em geral. Visitem o renovado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .