Como indivíduos altamente preocupados com o discernimento entre a informação real e as fraudes, constantemente nos deparamos na internet com informações intrincadas que, até para quem já está acostumado a filtrar informações tem dificuldades em separar o que é fato do que é ficção, Isso por que o fluxo de informações na internet é tão rápido, e encontrar outras informações na internet, como imagens antigas, ou fazer montagens num photoshop, se tornou algo tão fácil de fazer que em minutos é possível ter uma enxurrada de informações falsas que se misturam com as verdadeira, e separar o joio do trigo acaba sendo uma tarefa complexa.
Quando você terminar de ver o vídeo a seguir, haverá 864 horas a mais de vídeos no Youtube e 2.5 milhões de fotos a mais no Facebook e no Instagram. Como podemos filtrar a verdade neste dilúvio de informações? No TEDSalon em Londres, Markham Nolam compartilha as técnicas que sua equipe utiliza para verificar informações em tempo real, para saber se aquela imagem da Estátua da Liberdade foi falsificada ou se aquele vídeo que vazou sobre a Síria é legitimo ou não.
Vale muito a pena assistir, pois este tema toca particularmente no tema dos sites pseudos, que frequentmente divulgam notícias falsas, mas às vezes divulgam informações verdadeiras que, para serem mais bem compreendidas, precisam ser avaliadas em todo o seu contexto (coisa que os sites pseudos não fazem, muitas vezes propositalmente para forçar sua perspectiva).
Fonte:
http://astropt.org/blog/2013/08/26/como-separar-fatos-de-ficcao-na-internet/