fbpx
17 de setembro de 2021

Imagem da Cassini Mostra Dione Bem de Perto


Ao passar voando pela lua de Saturno, Dione, a sonda Cassini registrou essa imagem acima, que inclui ainda duas luas menores, Epimeteu e Prometeu, que aparecem perto do sistema de anéis do planeta.

A imagem foi feita na luz visível usando a câmera de ângulo restrito da Cassini durante o sobrevoo por Dione ocorrido em 12 de Dezembro de 2011. Esse sobrevoo foi a vez em que a Cassini passou mais perto da superfície de Dione, porém como o objetivo principal não era a realização de imagens e sim utilizar outros instrumentos da sonda, as imagens obtidas não são as melhores já conseguidas. Imagens de alta resolução de Dione foram obtidas em encontros anteriores como o mostrado pela figura abaixo.

Dione com 1123 quilômetros de diâmetro é a lua mais perto da Cassini na imagem à esquerda. A lua Prometeu em forma de batata tem 86 quilômetros de diâmetro e aparece acima dos anéis perto do centro da imagem, já Epimeteu com 113 quilômetros de diâmetro aparece à direita.

Essa imagem foi obtida com a sonda apontada para o norte, para o lado iluminado dos anéis a menos de um grau acima do plano dos anéis. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 108000 quilômetros de Dione. A escala da imagem é de 647 metros por pixel em Dione.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14590


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo