fbpx

DEVEMOS A NOSSA EXISTÊNCIA ÀS ONDAS GRAVITACIONAIS?

DIA 14 DE ABRIL ÀS 16 HORAS VENHA ASSISTIR O SPACE TODAY AO VIVO NO TEATRO GAZETA NA AVENIDA PAULISTA EM SÃO PAULO COM A APRESENTAÇÃO - SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS? INGRESSOS DISPONÍVEIS NO LINK ABAIXO: https://bileto.sympla.com.br/event/91890/d/244709/s/1668211 ESTÃO ABERTAS AS…

DIA 14 DE ABRIL ÀS 16 HORAS VENHA ASSISTIR O SPACE TODAY AO VIVO NO TEATRO GAZETA NA AVENIDA PAULISTA EM SÃO PAULO COM A APRESENTAÇÃO – SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS? INGRESSOS DISPONÍVEIS NO LINK ABAIXO:

https://bileto.sympla.com.br/event/91890/d/244709/s/1668211

ESTÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DO SPACE TODAY, ATÉ DIA 9 DE ABRIL PREÇO ESPECIAL, MATRICULE-SE AGORA:

https://academyspace.com.br/

LINK PARA SE TORNAR PREMIUM NO SPACE TODAY PLUS:

https://spacetodayplus.com.br/premium/

Será que a existência humana depende de ondas gravitacionais? Alguns elementos-chave da nossa composição biológica podem vir de eventos astrofísicos que ocorrem porque existem ondas gravitacionais, sugere uma equipa de investigação liderada por John R. Ellis, do Kings College London.

Em particular, o iodo e o bromo são encontrados na Terra graças a um processo nuclear específico que ocorre quando estrelas de nêutrons colidem. Por sua vez, pares de estrelas de nêutrons em órbita inspiram-se e colidem devido às suas emissões de energia na forma de ondas gravitacionais . Pode, portanto, haver um caminho direto entre a existência de ondas gravitacionais e a existência de mamíferos.

O artigo conclui que o iodo essencial para a vida humana foi “provavelmente produzido pelo processo r nas colisões de estrelas de nêutrons que foram induzidas pelas emissões de ondas gravitacionais, bem como por outros elementos pesados ​​essenciais”. O grupo sugere a busca por 129 I no regolito lunar, que não está contaminado por fontes artificiais.

“As colisões de estrelas de nêutrons ocorrem porque os sistemas binários perdem energia ao emitir ondas gravitacionais”, disse Ellis, “então esses fenômenos físicos fundamentais podem ter tornado a vida humana possível”.

FONTE:

https://phys.org/news/2024-03-gravitational-human-life.html

#GRAVITATIONALWAVES #LIFE #UNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo