As cores pastéis e as formas suaves e fluidas nessa imagem de radar do Envisat mostra a região da Bacia de Tanezrouft na porção algeriana do deserto do Saara e essa imagem devido a sua sutileza contradiz a fama dessa região que é muitas vezes chamada de Terra do Terror.
Pedras constituem a maior parte da superfície do Saara no norte da África. A erosão – primeiro pela água e agora pelo vento – criou essa paisagem repleta de cadeias de montanhas, bacias, cânions, platôs e dunas de areia.
Os padrões de arco concêntricos de rochas sedimentares são expostos pela erosão causada pelo vento.
As imagens de radar são importantes pois conseguem revelar detalhes sobre a rugosidade da superfície – quanto mais rugosa for a superfície mais brilhante ela aparecerá na imagem. Assim, regiões mais escuras representam rochas mais suaves coberta por areia ou pequenas superfícies rochosas.
Paredes de cânions com 250 e 50 metros de altura surgem acima do terreno árido ao redor. Nessa imagem, as pequenas montanhas e as regiões de falhas geológicas aparecem brilhantes.
Essa imagem foi criada combinando fotos tiradas pelo Envisat durante suas três passagens sobre a mesma área, em 23 de Março de 2009, 1 de Junho de 2009 e 14 de Setembro de 2009. As cores na imagem resultam das mudanças ocorridas na superfície entre as aquisições realizadas.
Fonte: