fbpx

DESCOBERTO UM EXOPLANETA QUE PODE SER COBERTO POR VULCÕES

INSIDER STORE Cupom com 12% de desconto: SPACE  Link: https://bit.ly/TechTShirtInsidereSpaceToday Bem-vindos ao nosso novo vídeo sobre as descobertas mais recentes na astronomia! Hoje, vamos falar sobre a descoberta de um exoplaneta incrível que pode ser coberto por vulcões! Sim, isso…

INSIDER STORE

Cupom com 12% de desconto: SPACE 

Link: https://bit.ly/TechTShirtInsidereSpaceToday

Bem-vindos ao nosso novo vídeo sobre as descobertas mais recentes na astronomia! Hoje, vamos falar sobre a descoberta de um exoplaneta incrível que pode ser coberto por vulcões! Sim, isso mesmo, um mundo vulcânico além do nosso sistema solar. Esse fascinante exoplaneta foi batizado de LP 791-18 d.

Essa descoberta foi possível graças aos dados do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA e do já aposentado Telescópio Espacial Spitzer, além de um conjunto de observatórios terrestres. A pesquisa, liderada por Merrin Peterson do Trottier Institute for Research on Exoplanets (iREx) na Universidade de Montreal, foi publicada na prestigiosa revista científica Nature no dia 17 de maio.

LP 791-18 d está bloqueado por maré, o que significa que o mesmo lado do planeta está sempre voltado para a sua estrela. Isso implica que o lado diurno é provavelmente muito quente para a existência de água líquida na superfície. No entanto, a quantidade de atividade vulcânica suspeita em todo o planeta pode sustentar uma atmosfera, o que poderia permitir a condensação da água no lado noturno.

Este intrigante exoplaneta orbita uma pequena estrela anã vermelha a cerca de 90 anos-luz de distância, na constelação do sul da Cratera. Os cientistas estimam que ele seja apenas um pouco maior e mais massivo que a Terra. Ele é um dos três mundos conhecidos nesse sistema estelar, os outros sendo LP 791-18 b e c.

No vídeo, nós mergulhamos na dinâmica do sistema LP 791-18, onde os planetas d e c passam muito próximos um do outro durante cada órbita. Essas passagens próximas produzem um puxão gravitacional no planeta d, fazendo com que a sua órbita se torne elíptica. Esse fenômeno provoca uma ligeira deformação no planeta d a cada rotação, gerando atrito interno suficiente para aquecer seu interior e possivelmente causar uma atividade vulcânica intensa na superfície.

Também exploramos a localização do planeta d na borda interna da zona habitável – a faixa tradicional de distâncias de uma estrela onde a água líquida pode teoricamente existir na superfície de um planeta. Se o planeta for tão geologicamente ativo quanto suspeito, ele pode manter uma atmosfera, o que poderia permitir que a água se condense na superfície do lado noturno do planeta.

Ao longo do vídeo, discutimos as possíveis implicações dessas descobertas para a astrobiologia e a procura por vida extraterrestre, e revelamos as próximas etapas da pesquisa, incluindo observações planejadas com o Telescópio Espacial James Webb.

Finalmente, prestamos homenagem ao valioso legado do Telescópio Espacial Spitzer, cujas observações contribuíram significativamente para esta descoberta antes de sua desativação em janeiro de 2020.

Esperamos que você aproveite…esse emocionante tour pelo universo enquanto exploramos esses fenômenos celestiais. O vídeo não apenas detalha a descoberta do planeta LP 791-18 d, mas também fornece uma visão aprofundada sobre como a atividade vulcânica pode influenciar as condições de habitabilidade de um planeta.

Debatemos a importante questão na astrobiologia sobre se a atividade tectônica ou vulcânica é necessária para a vida. Nosso coautora, Jessie Christiansen, cientista pesquisadora do Exoplanet Science Institute da NASA, explica como além de potencialmente fornecer uma atmosfera, esses processos vulcânicos podem produzir materiais essenciais para a vida, como o carbono.

A missão TESS da NASA também é destacada, a qual é liderada e operada pelo MIT e tem vários parceiros globais, incluindo a Northrop Grumman, a NASA Research Center no Vale do Silício, o Centro de Astrofísica | Harvard & Smithsonian, entre outros. Esta missão desempenhou um papel crítico na descoberta de LP 791-18 d e é motivo de um segmento especial em nosso vídeo.

Por fim, destacamos o iminente papel do Telescópio Espacial James Webb na futura exploração do planeta LP 791-18 d. A equipe de pesquisa acredita que este planeta apresenta um excelente candidato para estudos atmosféricos futuros.

Esperamos que você se junte a nós nesta viagem pelo cosmos e aprenda mais sobre estas descobertas impressionantes. Comente suas opiniões e perguntas no campo abaixo, estamos ansiosos para interagir com você! Lembre-se de curtir e compartilhar este vídeo com seus amigos e entusiastas da astronomia. E, claro, se ainda não é inscrito em nosso canal, clique no botão de inscrição e no sininho para receber as últimas atualizações. Até o próximo vídeo!

FONTES:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2023/nasa-s-spitzer-tess-find-potentially-volcano-covered-earth-size-world

https://www.nature.com/articles/s41586-023-05934-8

#EXOPLANETS #VOLCANOES #UNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo