BAIXE O NOVO SPACE TODAY+ NO SEU CELULAR E FIQUE CONECTADO COM O UNIVERSO! É GRÁTIS! https://www.spacetodayplus.com.br
OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS:
https://www.spreaker.com/episode/52441779
Neste vídeo, exploramos as recentes descobertas feitas pelo Very Large Telescope (VLT) do ESO, que revelam pela primeira vez as impressões digitais deixadas pelas explosões das primeiras estrelas do Universo. Essas descobertas nos aproximam da compreensão das primeiras estrelas formadas após o Big Bang. Os pesquisadores encontraram três nuvens de gás distantes com composição química que corresponde ao que se espera das primeiras explosões estelares.
Aprenda como essas primeiras estrelas, que apareceram há 13,5 bilhões de anos, eram diferentes das que vemos hoje e como as supernovas enriqueceram o gás circundante com elementos mais pesados. Descubra como os cientistas estudam indiretamente as estrelas primordiais, detectando os elementos químicos que elas espalharam após sua morte.
Nós também discutiremos como os astrônomos usaram quasares como faróis de luz para detectar e estudar essas nuvens de gás distantes e como o instrumento X-shooter do VLT ajudou na análise dos dados. Por fim, abordaremos como essa descoberta abre novas possibilidades para telescópios e instrumentos de próxima geração, como o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO e seu espectrógrafo ANDES.
Não perca este emocionante vídeo sobre as últimas descobertas em astronomia e a busca contínua pela compreensão das primeiras estrelas do Universo! Inscreva-se no canal e fique por dentro das novidades.
FONTES:
https://www.eso.org/public/news/eso2306/?lang
https://www.eso.org/public/archives/releases/sciencepapers/eso2306/eso2306a.pdf
#STARS #UNIVERSE #ESO