A imagem acima mostra uma distinta e irregular depressão que já foi vista anteriormente em 2009 e em 2012, como mostram as imagens abaixo, mas nunca com essa impressionante resolução.
A depressão difere consideravelmente das crateras de impacto, ela não tem um anel e uma delimitação que seja circular, e é circundada por uma textura suave e aveludada. Interpretada pelos cientistas como uma abertura vulcânica, a textura suave é na verdade uma cobertura de partículas muito finas de lava que foram ejetadas explosivamente de uma abertura em uma erupção piroclástica. As estrias nas paredes da abertura são visíveis nessa imagem, bem como as pequenas crateras de impacto que surgiram ali depois da formação da abertura.
A imagem acima foi adquirida como parte da campanha de imageamento das observações planejadas de alta resolução. As observações planejadas de alta resolução são imagens de pequenas áreas da superfície de Mercúrio em resoluções muito maiores do que os 200 metros por pixel usados nas imagens que compõem o mapa base morfológico de Mercúrio. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente algumas áreas com alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.
Fonte:
http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1120