fbpx
27 de fevereiro de 2024

Dentro da Cabeça de Euler – Observando Um Telescópio Através das Paredes de Seu Domo


Enquanto a noite caia sobre o Observatório de La Silla do ESO no Chile, no dia 20 de Dezembro de 2009, o céu ainda não estava escuro o suficiente para que os telescópios iniciassem suas atividades de observações. Mas as condições estavam perfeitas para que se pudesse realizar um truque interessante com o domo do telescópio suíço de 1.2 metros chamado Leonhard Euler, permitindo assim que pudéssemos espiar através do domo do telescópio como mostra a imagem acima.

Essa imagem tem 75 segundos de exposição e foi feita enquanto que a abertura do domo do telescópio Euler executava sua meia rotação a toda velocidade. Através da imagem borrada fantasmagórica das paredes do domo se movendo, o telescópio é claramente visível. Uma luz bem fraca foi deixada ligada dentro do edifício especialmente para que essa fotografia fosse realizada.

A imagem foi feita por Malte Tewes, um jovem astrônomo da École Polytechnique Fédérale de Lausane na Suíça, que tinha acabado de terminar suas duas semanas de observações usando o telescópio nessa mesma noite. O próximo observador, Amaury Triaud, e o técnico de telescópio Vincent Mégevand, ambos aparecem na foto, estavam no local para que pudessem operar o domo de dentro enquanto que Malte fazia a fotografia do lado de fora da instalação.

A estrada que leva ao telescópio do ESO de 3.6 metros localizado ali próximo, é visível delineada por uma cadeia de luzes à esquerda da imagem. Em adição ao telescópio de 3.6 metros, o New Technology Telescope, e o telescópio de 2.2 metros MPG/ESO, o Observatório de La Silla também possui alguns telescópios de projetos nacionais  que não são operados pelo ESO. O Telescópio Euler, denominado assim em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler é um deles.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1152a/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo