fbpx

Da Terra a Lua – Vídeo Extraordinário Leva Você Numa Bela Viagem Pelo Nosso Satélite Natural

O vídeo aqui reproduzido não foi feito originalmente para homenagear Neil Armstrong, mas devido as consequências e ao destino ele pode muito bem ser usado em memória daquele que iniciou a exploração humana do nosso satélite natural e que abriu muitas portas para a exploração lunar como um todo. Esse pequeno vídeo intitulado From the Earth to the Moon (algo como Da Terra a Lua) fornece uma visão impressionante da superfície da Lua, destacando vastas porções do nosso satélite que ainda precisam ser exploradas, e demonstrando como novas imagens podem revelar dramáticos detalhes sobre, por exemplo, futuros locais de pouso tanto para missões robóticas, como para missões humanas, como disse David Kring, um dos pesquisadores por trás da criação desse vídeo.

Todas as imagens usadas são imagens reais obtidas a partir de dados da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, não existe nesse vídeo nenhuma animação e também nenhuma intervenção artística.

“As cenas no vídeo são tão dramáticas que você pode se sentir como se estivesse na Lua pegando uma rocha na mão e andando pelos picos lunares”, escreveu Kring. Da mesma maneira que esse vídeo é impressionante ele também nos faz lembrar que nós humanos não visitamos a superfície da Lua desde 1972,  mesmo apesar de ser um dos locais mais acessíveis e melhores do Sistema Solar onde podemos explorar nossas origens, disse Kring.

Grande parte das imagens e dos dados topográficos foram obtidos em particular pelas equipes da NASA Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) e do Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA), e foram renderizados pela equipe de Kring no Goddard Space Flight Center  Scientific Visualization Studio.

Basicamente, o que se pode ver no vídeo é:

O vídeo fornece vistas do (i) lado visível da Lua, (ii) um sobrevoo sobre as terras altas lunares altamente povoadas por crateras, (iii) Oceanus Procellarum, (iv) uma aproximação em perspectiva da Cratera Aristarchus, (v) um voo sobre o Vallis Schröter, (vi) uma visão oblíqua em perspectiva da Cratera Aristarchus, (vii) uma visão das paredes internas da Cratera Aristarchus, (viii) uma imagem se distanciando da Cratera Aristarchus, (ix) uma visão em aproximação e em rotação da Cratera Tycho, (x) um sobrevoo pelos cinco picos centrais dentro da Cratera Tycho, (xi) uma visão se distanciando da Cratera Tycho em perspectiva com distintos painéis de imagens ilustrando a variedade de resoluções espaciais e de albedo, (xii) uma visão em rotação da Cratera Tycho de uma posição acima de seu anel, (xiii) uma visão em perspectiva se distanciando da Cratera Tycho, (xiv) uma visão em perspectiva e em rotação da Bacia Orientale, (xv) uma visão em perspectiva e em rotação se distanciando da Bacia Orientale, (xvi) o amanhecer na Cratera Tsiolkovsky e por fim (xvii) uma bela imagem da Terra nascendo sobre a superfície lunar.

Kring, lidera o Center for Lunar Science and Exploration, e é também bem conhecido por outra grande descoberta: ele fez parte da equipe que descobriu a cratera de impacto Chicxulub, e ajudou a linkar a formação da cratera com a extinção em massa dos dinossauros e de mais da metade das plantas e animais que existiam na superfície do planeta Terra a 65 milhões de anos atrás.

Fonte:

http://www.universetoday.com/97151/dramatic-new-video-brings-you-to-the-dazzling-lunar-surface/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .