Essa imagem mostra um exemplo de fluxo de vento laminar na calota polar norte de Marte. Na Terra, os ventos na calota polar sul dirigidos pela gravidade são denominados de ventos catabáticos. Ventos catabáticos começam sobre a expansão suave do interior da calota devido às diferenças de temperatura entre a atmosfera e a superfície. Uma vez que começam, os ventos varrem ao longo da superfície da calota polar em direção ao mar. À medida que a superfície polar se inclina para baixo em direção do nível do mar, a velocidade do vento aumenta. Os ventos catabáticos na Antártica podem alcançar centenas de quilômetros por hora de velocidade.
Nas imagens da calota polar de Marte nós podemos ver esse mesmo tipo de vento. É possível notar na imagem que as correntes de poeira se movem talude abaixo sobre o lado mais escuro, essas correntes mostram o regime de fluxo laminar vindo da calota. Dentro delas é possível ver nuvens turbulentas de poeira sendo levantadas desde a base à medida que os ventos diminuem a velocidade e entram em regime de fluxo caótico.
As linhas horizontais na imagem se devem à sobreposição de imagens e às condições de iluminação sobre a brilhante calota polar.
Fonte:
Comente!