fbpx
24 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra Estranho Contrail Nos Céus da Alemanha


Você já alguma vez tirou uma foto e pensou depois, como isso veio parar na minha lente? No caso da foto acima, a tal “coisa” não é uma minhoca turbinada ou algum outro bicho, o que foi registrado na foto acima foi um rastro de jato de condensação ou um contrail como é conhecido. Enquanto fazia imagens do pôr-do-Sol sobre o sul da Alemanha aproximadamente às 8:10 do dia 3 de Janeiro de 2012, o fotógrafo notou esse estranho contrail voando em direção ao Sol. Contrails tomam forma quando o ar quente e úmido resultado de uma turbina se mistura com o ar frio do ambiente ao redor, esse ar mais frio tem uma pressão de vapor menor do que a do ar emitido pela turbina. Enquanto esse gás expelido se esfria, ele se condensa numa nuvem compostas de minúsculas gotículas de água ou cristais de gelo.

Na foto acima tanto o contrail como o conjunto de nuvens cirros acima do horizonte leste são altas o suficiente, mais de 9150 metros de altura para refletir a luz do crepúsculo. O vento cisalhante na parte de trás do jato é responsável pela torção do contrail. Ainda mais além do jato, na parte superior e parte superior central da foto, a turbulência atmosférica dá ao contrail a aparência de um loop.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/01/was-this-on-my-lens.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo