fbpx

A Conjunção de Júpiter e Vênus É Fotografada no Telescópio Solar McMath-Pierce

Os brilhantes planetas Vênus e Júpiter foram fotografados tendo o Telescópio Solar McMath-Pierce do Observatório Nacional Solar como enquadramento nessa bela cena astronômica acima. A foto foi feita no Observatório Nacional de Kitt Peak no dia 9 de Março de 2012. No topo da torre de 100 pés do telescópio solar existe um instrumento desenhado especificamente para focar os raios do Sol num longo arranjo diagonal que chega até o espelho primário do telescópio localizado em subsuperfície. Claro que depois do pôr-do-Sol a sombra gerada e a estrutura são iluminadas pela luz de uma Lua quase que cheia. Aberto para começar mais uma noite de trabalho, o domo que abriga o telescópio refletor de 2.1 metros do Kitt Peak também aparece nesse belo quadro astronômico, enquanto que o aglomerado estelar das Plêiades brilha acima da torre do telescópio solar. O angular McMath-Pierce começou a funcionar há 50 anos para estudar o Sol, mas ele também tem sido usado para se fazer observações desses dois brilhantes planetas. Nessa noite especificamente, foram conduzidas observações dos íons de sódio localizados na tênue atmosfera da Lua.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120316.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.