fbpx
20 de novembro de 2024

CONHEÇA ZOOZVE A LUA DE VÊNUS

ASSINE AGORA O SPACE TODAY PLUS PREMIUM, APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!! https://spacetodayplus.com.br/premium/ Vênus e Mercúrio são os únicos planetas do Sistema Solar sem luas, mas isso não é tudo. Em 2002, o astrônomo Brian…

ASSINE AGORA O SPACE TODAY PLUS PREMIUM, APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!

https://spacetodayplus.com.br/premium/

Vênus e Mercúrio são os únicos planetas do Sistema Solar sem luas, mas isso não é tudo.

Em 2002, o astrônomo Brian Skiff do Observatório Lowell em Flagstaff, AZ, descobriu a primeira quase-lua conhecida em torno de Vênus. Este objeto incomum recebeu originalmente o título temporário de 2002VE68, mas em 5 de fevereiro de 2024 recebeu um nome mais chamativo: Zoozve.

Zoozve é uma quase-lua, o que significa que é um asteroide que parece orbitar Vênus, mas não está gravitacionalmente ligado a ela. Em vez disso, gira em torno de Vénus e do Sol numa órbita complexa. A órbita de Zoozve é instável, o que significa que eventualmente será ejetado de sua órbita quase-satélite.

Quase-luas como esta foram previstas, mas nenhuma foi descoberta até Skiff avistar e rastrear Zoozve em 2002. Desde então, uma quase-lua de Netuno foi descoberta, bem como sete quase-luas da Terra.

Como Zoozve cruza o caminho orbital da Terra, também é considerado um asteróide próximo à Terra . Esta designação, combinada com o diâmetro do asteroide de cerca de 230 metros (750 pés), significa que Zoozve é considerado um objeto potencialmente perigoso, embora não esteja previsto que impacte a Terra.

O nome Zoozve não é nada típico de corpos planetários. A União Astronômica Internacional, responsável pela aprovação de nomes para objetos celestes, prefere nomes de origem mitológica para objetos como Zoozve que cruzam a órbita da Terra. O nome foi proposto por Latif Nasser, co-apresentador do podcast científico Radiolab, que entrou em contato com Skiff depois de ver um pôster infantil do Sistema Solar que mostrava uma lua ao lado de Vênus com o nome “ZOOZVE” ao lado.

Nasser investigou este estranho rótulo, tendo confirmado que Vénus não tem luas conhecidas, e descobriu que o nome (e a inclusão da própria lua) foi um erro cometido pelo artista que fez o cartaz. Ao pesquisar quais luas incluir, Alex Foster, o artista, viu algo online sobre a descoberta da quase-lua de Vênus e escreveu “2002VE” em suas anotações, mais tarde interpretando-o erroneamente como “ZOOZVE” ao copiá-lo na ilustração. mapa.

Nasser procurou Brian Skiff, convencendo-o a buscar uma renomeação oficial do objeto para o mais encantador Zoozve, e em 5 de fevereiro de 2024, a IAU anunciou oficialmente a recém-nomeada quase-lua.

Embora Vénus continue a ser um planeta sem lua, o seu recém-nomeado quase-satélite é uma adição bem-vinda à família planetária.

FONTE:

https://arxiv.org/pdf/1208.4444.pdf

#VENUS #ZOOZVE #MOON

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo