fbpx
22 de fevereiro de 2024

CONHEÇA O VULCÃO MERAPI QUE JÁ MATOU 23 PESSOAS NA INDONÉSIA

ASSINE AGORA O SPACE TODAY PLUS PREMIUM, APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!! https://spacetodayplus.com.br/premium/ Uma furiosa erupção vulcânica no Monte Marapi matou 23 caminhantes na Indonésia e deixou pelo menos uma dúzia de desaparecidos no domingo.…

ASSINE AGORA O SPACE TODAY PLUS PREMIUM, APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!

https://spacetodayplus.com.br/premium/

Uma furiosa erupção vulcânica no Monte Marapi matou 23 caminhantes na Indonésia e deixou pelo menos uma dúzia de desaparecidos no domingo.

Nuvens de cinzas quentes se espalharam por vários quilômetros, cobrindo aldeias próximas com detritos vulcânicos.

Mais de 50 alpinistas foram evacuados no domingo e muitos foram tratados por queimaduras. A Agência de Pesquisa Geológica e Vulcanológica da Indonésia alertou o público para manter pelo menos três quilômetros de distância da boca da cratera, e duas rotas de escalada foram isoladas.

Vídeos que surgem nas redes sociais mostram alpinistas cobertos de poeira vulcânica sendo resgatados e evacuados.

O Monte Marapi é um dos vulcões mais ativos da Indonésia .

A Indonésia fica no chamado Anel de Fogo do Oceano Pacífico – um cinturão tectônico que abriga dois terços de todos os vulcões do mundo . Só a Indonésia tem quase 130 vulcões ativos.

O Monte Marapi está localizado em Sumatra Ocidental, na Indonésia, e domina a paisagem e a cultura local.

A maioria das pessoas que vivem perto de Marapi pratica a agricultura – as cinzas vulcânicas tornam a terra fértil e adequada para a agricultura. Embora o vulcão ativo represente um grave risco de desastre, as pessoas recusam-se a deixar as montanhas.

Marapi está localizada em uma região com alta atividade sísmica, o que a torna propensa a terremotos que podem causar erupções repentinas, acumulando uma calamidade sobre a outra.

Marapi é um estratovulcão, um tipo de vulcão construído com muitas camadas de lava e outros materiais vulcânicos. O gás entre essas camadas pode causar inchaço intenso e colapso repentino. Isto pode criar uma expulsão de gases quentes e detritos que fluem com força colina abaixo, causando destruição em massa.

O crescimento e o colapso desta cúpula de lava levaram à formação de uma encosta íngreme no Merapi. As erupções nas últimas duas décadas também foram acompanhadas por violentos fluxos piroclásticos – avalanches rápidas de gás quente , fluxo de lama, detritos, água e outras matérias vulcânicas que fluem ao longo dos flancos do vulcão.

Merapi é característico destes, produzindo avalanches de cinzas mais perigosas do que qualquer outro vulcão no mundo.

FONTE:

https://www.dw.com/en/indonesia-volcano-what-we-know-about-mount-marapi/a-67629806

#EARTH #NATURE #volcano

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo