fbpx

CONHEÇA A GALÁXIA QUE A NASA ESCOLHEU PARA HOMENAGEAR O REI PELÉ

VENHA FAZER A PÓS GRADUAÇÃO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY: DETALHES: http://academyspace.com.br/ NOVO EPISÓDIO DO HORIZONTE DE EVENTOS SOBRE A MORTE DOS DINOSSAUROS: https://www.spreaker.com/episode/52310273 Ontem o mundo recebeu uma das notícias mais tristes dos últimos tempos. Perdemos o Rei Pelé,…

VENHA FAZER A PÓS GRADUAÇÃO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY:

DETALHES:

http://academyspace.com.br/

NOVO EPISÓDIO DO HORIZONTE DE EVENTOS SOBRE A MORTE DOS DINOSSAUROS:

https://www.spreaker.com/episode/52310273

Ontem o mundo recebeu uma das notícias mais tristes dos últimos tempos.

Perdemos o Rei Pelé, perdemos aquele que inventou o futebol arte, aquele que colocou o Brasil em evidência no mundo, aquele que fez a camisa da seleção brasileira ser conhecida no mundo todo.

Um verdadeiro gênio com a bola nos pés, Pelé vai deixar saudades, mas o seu legado está aí.

Aliás tem um vídeo muito legal, postei ontem nas minhas redes sociais que mostra que tudo que os grandes jogadores fizeram, quem fez primeiro foi o Rei Pelé.

Eu nem era para gostar tanto dele não, sou corinthiano e durante 11 anos enquanto o Pelé jogava no Santos, o Corinthians ficou sem ganhar dele, e reza a lenda que só de ouvir a escalação do Santos no vestiários os jogadores do Timão já se tremiam todos.

A morte do Pelé foi tão impactante que ele recebeu homenagens de todos os lugares, e instituições que nem são tão ligadas assim ao futebol.

Entre elas a NASA.

Logo depois da morte do Pelé, a NASA postou uma foto de uma galáxia com as cores do Brasil para homenagear o Rei e escreveu em suas redes sociais todo o respeito ao Pelé.

E como aqui é um canal de astronomia, que tal conhecer melhor essa galáxia escolhida pela NASA para essa justa homenagem.

Bem, a galáxia se chama NGC 300.

É uma galáxia normal, uma galáxia espiral do Tipo Sc dentro da classificação de galáxias, e faz parte do que é chamado Grupo do Sculptor, Sculptor é a constelação onde a galáxia está localizada.

E um grupo de galáxias é um pequeno agrupamento de galáxias próximas.

Ela tem as características típicas de uma galáxia espiral.

Braços espirais que parecem fluir desde o seu núcleo, núcleo esse que é compacto.

Ela ainda possui uma quantidade de estrelas, aglomerados estelares e nebulosas tudo isso de acordo com o que se espera de uma típica galáxia espiral.

E aí que está a beleza dessa galáxia, a NGC 300 é uma galáxia que pode servir de exemplo para se estudar uma galáxia espiral, para entender como uma galáxia espiral funciona.

Fazendo uma analogia com o Rei Pelé, talvez se você tivesse que apresentar o futebol para outra civilização pegasse os vídeos do Pelé e mostrava dizendo, isso aí, isso aí é o futebol.

Essa galáxia já foi estudada por muitos telescópios, e já foram feitas muitas imagens dela, inclusive a imagem postada pela NASA.

A imagem postada é uma composição colorida da NGC 300, que combina a luz visível obtida pelo telescópio de 100 polegadas do Observatório de Las Campanas, de onde se tiram as cores vermelho e amarela.

O outro instrumento usado para compor essa imagem foi o Galaxy Evolution Explorer da NASA, um instrumento que registra a luz ultravioleta distante, e que foi responsável pela cor azul que vemos na imagem.

Lembrando que as cores são dadas pelos astrônomos com o objetivo de realçar determinadas características de interesse do objeto.

Você vai ver a mesma galáxia retratada com cores distintas, mas a escolha da NASA foi perfeita pois tem ali as cores do nosso Brasil.

No caso dessa imagem as cores foram escolhidas pelos astrônomos para mostrar a formação de estrelas em andamento na galáxia, onde jovens estrelas azuis quentes dominam os braços espirais externos da galáxia, enquanto que estrelas mais velhas estão localizadas na parte central e aparecem em verde e amarelo.

Os gases aquecidos por estrelas jovens quentes e as ondas de choque geradas pelo vento das estrelas massivas e por explosões de supernovas aparecem em rosa na imagem.

A NGC 300, é uma galáxia próxima, está localizada a apenas 7 milhões de anos-luz de distância da Terra, o que faz com que seja um alvo fácil de ser estudado e de ser fotografado até mesmo por amadores com telescópios intermediários.

A homenagem realmente foi maravilhosa, e agora além dos vídeos, das lembranças, a figura do Rei Pelé está eternizada no céu.

Aliás, os astrônomos deveriam começar a chamar essa galáxia de Pelé, fica aí a dica.

Descanse em paz Rei.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo