fbpx

Comparação Entre as Imagens Feitas Pelas Sondas Galileo e Voyager do Satélite Ganimede de Júpiter

Esse conjunto de duas imagens mostrado acima apresenta as dramáticas melhorias na resolução das imagens feitas pela sonda Galileo da NASA se comparado com as imagens anteriormente feitas pela sonda Voyager 2 quando as duas sobrevoaram o sistema do planeta Júpiter. A foto à esquerda foi feita pela sonda Voyager 2 quando ela sobrevoou o satélite de Júpiter Ganimede em 1979 e fez imagens com resolução de 1.3 km/pixel. Já imagem da direita mostra a mesma área registrada pela sonda Galileo durante seu primeiro sobrevoo por Ganimede em 27 de Junho de 1996, imagem essa obtida com uma resolução de 74 m/pixel, mais de 17 vezes melhor que a imagem feita pela Voyager. Na imagem da Voyager, bandas escuras e brilhantes podem ser observadas mas o detalhamento estrutural dessas feições não está claro. Na imagem feita pela Galileo, cada banda pode ser vista como sendo composta por muitas pequenas cadeias. A estrutura e a forma das cadeias permitem aos cientistas determinar sua origem e sua relação com outros terrenos, ajudando a revelar a complexa história da lua que tem na verdade o tamanho de um planeta. Em cada uma das imagens o norte está para cima, e o Sol ilumina a superfície desde a parte inferior esquerda a aproximadamente 77 graus acima do horizonte do satélite. A área mostrada está nas coordenadas 10?N, 167?W e tem aproximadamente 35 por 55 quilômetros. A imagem da Galileo foi feita no dia 27 de Junho quando a sonda estava a 7448 km de distância de Ganimede. O Laboratório de Propulsão a Jato administrou a missão Galileo para o Office of Space Science da NASA.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/?IDNumber=PIA00277

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.