Na noite de 20 de Agosto de 2014, a Estação Espacial Internacional estava passando pela América do Norte quando ela voou sobre maravilhosas luzes verdes azuladas de uma aurora. A bordo da ISS, o astronauta Reid Wiseman capturou essa imagem, mostrada acima.
Essa aurora ocorreu devido a uma gigantesca nuvem de gás, emitida pelo Sol – uma ejeção de massa coronal, ou CME – que colidiu com o campo magnético da Terra em 19 de Agosto de 2014. O evento, disparou, como quase sempre acontece, o que chamamos de tempestade geomagnética. Esse é um tipo de evento do clima espacial onde o campo magnética ao redor da Terra sofre alterações. Essas oscilações causam um ambiente instável, fazendo com que partículas carregadas comecem a se mover iniciando as correntes elétricas.
A tempestade geomagnética passou dentro de 24 horas, enquanto estava acontecendo, as partículas solares e o campo magnético causaram o lançamento de partículas já presas perto da Terra. Essas partículas, por sua vez, iniciaram reações na atmosfera superior onde as moléculas de oxigênio e de nitrogênio lançam fótons de luz.
O resultado de tudo isso, uma aurora, e um evento especial para os astronautas a bordo da estação espacial poderem observar.
Fonte:
http://www.nasa.gov/content/goddard/how-the-sun-causes-an-aurora/index.html#.U_UzKvldV8E