fbpx

Cometa Jacques (O Segundo Cometa Brasileiro) Passará “Perto” de Vênus em Julho de 2014

Comet-E2-Ligustri

observatory_1501052É com muito orgulho e com muita alegria que escrevo esse post, usando algumas informações publicadasno site Universe Today. Toda a comunidade deveria parabenizar o fantástico Cristovão Jacques e toda a equipe do SONEAR. No dia 13 de Março de 2014, eles identificaram o cometa C/2014 E2 (Jacques) em imagens de CCD feitas com o telescópio refletor de campo vasto de 0.45 metros do Observatório SONEAR (Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research), localizado perto da cidade de Oliveira, em Minas Gerais, Brasil. Um cálculo bem preliminar de sua órbita indica que a maior aproximação do Sol do cometa acontecerá em 29 de Junho de 2014,quando ele passará a 56 milhões de milhas, seguindo, duas semanas depois de uma passagem relativamente próxima ao planeta Vênus, de 0.09 UA, ou 13.5 milhões de quilômetros. Se um cometa se aproximar da Terra assim, logo depois do periélio, ele seria uma bela aprição nos céus. Logicamente que observar esse cometa de Vênus, não é algo recomendado. Mesmo se pudéssemos enfrentar o calor e a pressão extrema, as espessas nuvens de Vênus garantem um céu coberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, impedindo assim que o cometa seja observado.

Esse é o segundo cometa descoberto esse ano pela equipe, e o segundo cometa brasileiro, e podemos dizer totalmente brasileiro, pois, o observatório, o telescópio, a equipe e o software que roda nos equipamentos que vasculham o céu são todos brasileiros. O primeiro cometa descoberto pela equipe foi o C/2014 A4 (SONEAR), identificado no mês de Janeiro de 2014. O Cometa Jacques foi rastreado pelo norte da constelação de Centaurus, desde a sua descoberta. No decorrer das próximas noites, ele estará na fronteira com a constelação de Hydra, onde ele será bem visível para os moradores do hemisfério sul e baixo no horizonte sul para os observadores do hemisfério norte.

Comet-Jacques-finder_edited-1

O Cometa Jacques, exibe uma densa coma brilhante com 2 arcos de minutos ou uma atmosfera cometária com uma pequena cauda apontando para o norte. A estimativa do brilho é difícil de ser feita, mas o cometa parece estar com uma magnitude entre +11.5 e +12, ou seja, no intervalo de visualização para telescópios de 20 cm ou maiores. Uma coisa é certa, nas próximas semanas o Cometa Jacques se aproximará tanto da Terra como do Sol e ele ganhará tanto brilho como altura no céu.

Pouco depois do periélio, o Cometa Jacques terá um brilho entre as magnitudes +10 e +10.5 (apesar de até ficar mais brilhante) e manterá esse brilho enquanto vagará entre as constelações de Orion e Perseus de meados de Julho até meados de Agosto. A sua maior aproximação da Terra acontecerá em 29/30 de Agosto de 2014, quando ele passará a 87 milhões de quilômetros de distância. Ele se juntará ao Cometa Oukameiden – previsto para alcançar uma visibilidade por binóculos no final de Agosto de 2014 – para oferecer aos amantes dos cometas uma bela cena nos céus quentes do verão.

C_2014_E2_13_March_-2014-GuidoHowesNicolini

Em nome de toda a comunidade astronômica amadora, gostaria de parabenizar ao Cristovão Jacques e a toda a equipe do SONEAR. Eles mostram a cada dia que mesmo sem apoio nenhum, fazendo tudo da própria iniciativa, conseguem fazer um excelente trabalho. Parabéns novamente a todos, e principalmente para você Cristovão que está realizando um sonho que muitos têm, ou seja, dar nome a um cometa.

Fonte:

New Comet Jacques May Pass 8.4 million miles from Venus this July

alma_modificado_rodape1052

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo