No cosmódromo de Baikonur, o trabalho continua nos preparativos para o lançamento da Soyuz MS-17, que irá levar os astronautas para a Estação Espacial Internacional. Na manhã de 11 de outubro de 2020, o foguete Soyuz-2.1a, foi movido para o Complexo de Lançamento No.31.
O transporte do foguete desde a instalação de integração e teste começou às 5:30 hora de Moscou, 23:30, hora de Brasília do dia 10 de outubro de 2020. Depois da instalação do foguete na sua posição vertical, foram dado início os trabalhos de preparativos finais para o lançamento, que inclui, a condução de testes dos sistemas, subsistemas da nave, do veículo lançador e do complexo de lançamento.
Na tarde do dia 13 de outubro de 2020, irá acontecer a oficialização de quais serão os tripulantes dessa viagem, essa cerimônia, irá contar com a presença da tripulação principal de astronautas e da tripulação de backup, daquela que é considerada a 64ª expedição de longa duração da história da Estação Espacial Internacional. Depois disso, os cosmonautas e a astronauta irão participar de uma conferência de imprensa em vídeo, ao invés da tradicional conferência de imprensa que é realizada normalmente. O lançamento do foguete Soyuz-2.1a, com a nave Soyuz MS-17 está programado para o dia 14 de outubro de 2020, às 8:45, hora de Moscou, ou seja, 2:45, hora de Brasília, e o acoplamento com a ISS deve acontecer, cerca de 3 horas depois, às 11:52, hora de Moscou, 5:52, hora de Brasília desse mesmo dia 14 de outubro de 2020.
A tripulação principal da missão é formada pelos cosmonautas, Sergei Ryshikov, e Sergei Kudsverchkov, ambos da ROSCOSMOS e a astronautas Kathleen Rubins, da NASA, a tripulação reserva é composta pelos cosmonautas, Oleg Novitsky e Petr Dubrov da ROSCOSMOS e pelo astronauta Mark Vande Hai.
Esse é um lançamento histórico, pois pela primeira vez será usada essa trajetória rápida de apenas 3 horas para a ISS pela Soyuz. Por isso, planejei um evento especial, uma live durante toda a madrugada do dia 14 de outubro de 2020, onde teremos muitas surpreas. Segue o link da live para vocês:
https://www.youtube.com/watch?v=74C3iWB32p8
Fonte: