fbpx
21 de dezembro de 2024

Cientistas Confirmam: Núcleo Interno da Terra É Sólido – Space Today TV Ep.1533

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Desde as décadas de 1930 e 1940, quando os cientistas previram que o núcleo interno da Terra era sólido, comprovar isso virou praticamente o Santo Graal da geofísica.

Isso é muito complicado de se comprovar pois as ondas sísmicas que atravessam o núcleo interno acabam sendo muito atenuadas, de modo que a sua detecção direta é muito complicada.

Essas são ondas cisalhantes e conhecidas como Ondas J.

Mas aí é que entra a criatividade dos cientistas, que bolaram uma maneira interessante de detectar essas ondas.

Eles usaram uma técnica chamada de correlação de campo de onda, onde eles buscam por similaridades entre os sinais de dois receptores depois de um grande terremoto, ao invés de buscarem pela chegada das ondas diretas.

Basicamente, eles pegam um sismograma que é o registro das ondas geradas por um terremoto, jogam fora as 3 primeiras horas de sismogramas e focam nas 10 horas depois do sismo ter acontecido.

Usando então uma rede global de estações sismológicas, ele pegam cada par de receptor para cada grande terremoto e calculam uma correlação cruzada entre eles, isso mede a similaridade.

Com essa medida de similaridade eles conseguem construir um correlograma que nada mais é que uma impressão digital da Terra.

Os resultados então podem ser usados para inferir a existência das Ondas J e inferir a velocidade das ondas cisalhantes no núcleo interno.

Com essa informação eles podem afirmar que o núcleo interno da Terra é sólido, porém mais “macio” do que se pensava, ele tem propriedades elásticas parecidas com o ouro e com a platina.

Para que saber disso?

Pois o núcleo interno da Terra é como uma máquina do tempo, sabendo disso é possível entender como a Terra se formou e evoluiu.

Além disso, entender o núcleo interno da Terra, tem uma consequência direta com o entendimento sobre o campo geomagnético do nosso planeta, que é essencial para vida.

O trabalho não para por aí, pois ainda é necessário saber a temperatura, a idade e quanto tempo ele levou para se solidificar.

Mas não duvide dos cientistas eles conseguirão desvendar esses mistérios sobre o nosso planeta.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-10-earth-core-solid.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo