Programada para ser lançada em 2020, o rover Mars 2020 se parece muito com o rover Curiosity que atualmente já explora o Planeta Vermelho, conservando basicamente a mesma mecânica e a mesma robótica embarcada no Curiosity. Como o Curiosity também, o rover Mars 2020 pousará em solo marciano com o chamado Sky Crane, um tipo de guindaste que pousa o rover suavemente, sem a necessidade de utilizar um conjunto de air bags para esse processo. O rover Mars 2020 é mais leve que o Curiosity e também estima-se que será 1 bilhão de dólares mais barato. Isso pelo fato dos instrumentos serem menores e mais sofisticados.
Muitos instrumentos já foram aprovados para serem embarcados no Mars 2020, mas um dos que está gerando mais expectativa é o chamado MOXIE, ou Mars OXygen In-Situ Utilization Experiment. Esse sistema irá sugar o ar venenoso de Marte e usará o CO2 da atmosfera tóxica para criar um ar respirável. Futuros sistemas para suportar a vida de astronautas em Marte provavelmente usarão uma tecnologia similar.
No vídeo acima explico todos os detalhes da missão Mars 2020, descrevendo as principais etapas da missão e os principais instrumentos já aprovados para essa missão. No infográfico abaixo, é possível também encontrar mais alguns detalhes sobre a Mars 2020. Boa diversão!!!
Meus contatos:
Blog:
http://www.blog.cienctec.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/cienctec
Twitter:
Curtam o vídeo, deixem o joinha, deixem seus comentários, compartilhem o vídeo e se inscrevam no canal.
Muito obrigado a todos pela audiência.