Chuvas no Passado Marciano Criaram redes de Canais de Drenagem – Space Today TV Ep.1357

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

**** VAKINHA DOS ALUNOS DE PÓS EM ASTRONOMIA DA USP!

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/astronomos-da-usp-precisam-de-apoio-para-ir-ao-observatorio-eso

AJUDE O FUTURO DA ASTRONOMIA NO BRASIL!!!

—————————————————————————–

**** TWITTER DO PROFESSOR JORGE MELENDEZ DA USP – SIGA AGORA!!!

https://twitter.com/DrJorgeMelendez

—————————————————————————–

Será que o planeta Marte em algum momento no seu passado teve um ciclo hidrológico como temos aqui na Terra?

Será que em algum momento teve chuva em Marte?

Marte embora seja hoje seco e frio, já sabemos no passado que ele teve uma certa quantidade de água fluindo na sua superfície.

E isso pode ter levado o planeta a ter um ciclo hidrológico como encontramos aqui na Terra.

Examinando com detalhes imagens da superfície marciana é possível ver canais e até mesmo redes de canais que se assemelham em muito a canis que encontramos em determinados locais da Terra.

Para tentar descobrir sobre a chuva em Marte, um grupo de pesquisadores, resolveu comparar redes de canis que eles encontraram em Marte, com redes de canais encontradas na Terra.

Canais esses pluviais, ou seja, redes de canais que sabe-se que existem por conta da existência da chuva.

Os pesquisadores fizeram um estudo multivariado, analisando várias propriedades dos canais, como inclinação sinuosidade, largura, tanto nos canais na Terra como nos de Marte.

E eles conseguiram encontrar uma semelhança gigantesca entre essas redes de canais.

Isso eliminaria a água subterrânea como sendo a maior fonte de água no Planeta Vermelho.

A hipótese para explicar a formação dessa rede de canais é a seguinte, de acordo com os pesquisadores, a parte mais ao norte de Marte, foi coberta por um oceano há bilhões de anos atrás, a água então evaporava, condensava nas regiões próximas aos altos vulcões do planeta e caia de volta no solo marciano como uma chuva pesada.

Como resultado desse processo rios foram se formando, redes de canais foram se formando e hoje podemos ver essas marcas no solo de Marte.

De acordo com os pesquisadores, essa condição prevaleceu em Marte por um período curto entre 3.6 e 3.8 bilhões de anos atrás, quando a sua atmosfera era mais espessa e mais rica em água.

Esse ciclo hidrológico em Marte pode ser considerado também mais um fator a ser somado a todos os outros já estudados sobre as condições de Marte para abrigar a vida, um ciclo como esse é de extrema importância para poder reciclar material, circular material e realizar trocas essenciais para o surgimento e desenvolvimento.

Então respondendo a pergunta inicial, muito provavelmente, sim, Marte no passado teve chuvas bem pesadas que criaram rios e redes de canais de drenagem que podemos observar hoje em dia.

Fonte:

https://www.astrobio.net/mars/mars-valleys-traced-back-to-precipitation/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.