——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www2.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
—————————————————————————–
Certamente essa semana você ouviu a história da segunda Lua, uma Lua artificial que querem colocar no céu.
eu nem ia fazer vídeo sobre isso, mas recebi tanta mensagem sobre o tema que resolvi fazer.
vamos aos fatos.
As autoridades de uma cidade chinesa, Chengdu, recentemente anunciaram os planos de construir uma Lua artificial para ser lançada e colocada sobre a capital da província de Sichuam na China em 2020.
A ideia é que essa Lua artificial complemente a luz da Lua natural e seja oito vezes mais brilhante do que o nosso satélite natural.
A luz dessa Lua artificial traria uma economia de dinheiro para a cidade pois iria substituir a iluminação pública e seria capaz de iluminar uma área de 80 km de diâmetro. A economia calculada é de 2.8 bilhões de dólares.
Não se sabe a altura da órbita, nem o tamanho exato e nem o brilho verdadeiro dessa Lua artificial, tudo isso influencia na visibilidade, que poderia ser até maior do que esses 80 km, poderia ser vista em outras cidades chinesas.
Outra informação que não se tem é se esse projeto tem o aval oficial para ser colocado em prática.
A ideia original da Lua artificial foi proposta por um artista francês. a ideia original desse artista era pegar uma série de espelhos colocar eles na órbita da Terra e fazer com que eles iluminassem as ruas de Paris por todo ano. Para mim uma loucura, pois a iluminação de Paris é muito linda como ela tá, não precisa de intervenção artística nenhuma.
Só para lembrar que essa não é a primeira vez que se tem a ideia de colocar algo em órbita para ajudar a iluminar cidades.
A Rússia tentou fazer isso duas vezes na década de 1990, com espelhos espaciais que seriam lançados para produzir uma iluminação equivalente de 3 Luas, mas nenhum dos projetos foi para frente.
O projeto russo se chamava Znamya.
Todos esses projetos, inclusive o atual trazem sempre implicações importantes e uma grande discussão.
primeiro um objeto desse pode interferir nas observações astronômicas e contribuir para a poluição luminosa.
Além disso, existem espécies de animais na Terra que se guiam pela Lua, pelo seu brilho e pelo seu ciclo.
A reprodução de certas espécies também é regida pela Lua, ou seja, um projeto desse dependendo das dimensões poderia causar um distúrbio bem grande em várias coisas.
Em sua defesa os responsáveis pelo experimento disseram que a luz seria como a luz do entardecer e isso não geraria problema algum.
Como eu falei, não se tem a informação sobre o tamanho e o brilho que esse objeto geraria, eles comentaram que seria um satélite colocado numa órbita geoestacionária, mas essa informação também não é segura.
Dados sobre esses experimentos já são confusos em países mais abertos, na China então é bem mais complicado de se obter.
Eu, pessoalmente não gosto da ideia, existem maneiras muito mais baratas e eficientes de se gerar uma iluminação pública de qualidade, sem afetar tanto assim o meio ambiente, e sem poluir mais ainda a órbita da Terra.
Mas quero ouvir vocês, o que vocês acham da Lua artificial chinesa?
coloque aí a #segundalua
Link para a live de lançamento da BepiColombo:
https://www.youtube.com/watch?v=p2c7sqSNqYc
fonte:
https://www.livescience.com/63863-china-artificial-moon.html
https://futurism.com/the-byte/artificial-moon-china
http://en.cifnews.com/chengdu-launches-artificial-moon-satellite-orbit-2020/
https://www.smithsonianmag.com/smart-news/how-russian-space-mirror-briefly-lit-night-180957894/