A China finalmente divulgou as primeiras imagens feitas pelo rover Zhurong em Marte.
Uma imagem em preto e brando feita pela câmera de desvio de obstáculos do rover mostra a rampa de liberação do módulo de pouso na tranquila superfície marciana na região de Utopia Planitia onde o rover pousou no último dia 14 de maio de 2021.
A imagem colorida foi feita pela câmera de navegação e mostra partes dos painéis solares e da antena, mostrando que tudo funcionou como esperado e foram desdobrados de forma nominal.
O Zhurong, que é o nome o deus do fogo na mitologia chinesa estava se preparando para deixar o módulo de pouso e começar a dirigir pela superfície de Marte, onde ele irá começar a explorar o planeta buscando por sinais ou evidências de vida antiga no Planeta Vermelho, durante a sua missão inicial planejada de 3 meses.
A missão marciana chinesa entrou na órbita do planeta e pousou com sucesso. E com isso conseguiu um feito grandioso, já que os EUA só conseguiram pousar um rover em Marte em 1997.
Embora o Zhurong não seja um rover tecnologicamente avançado, principalmente quando comparado com o Perseverance da NASA a sua presença em Marte, manda um claro sinal de que a China tem capacidades espaciais fantásticas.
Pesando cerca de 240 kg, e equipado com seis instrumentos científicos, o Zhurong foi lançado pelo foguete Long March 5 desde o Wechang Spacecraft Launch Site em Hainan, na China em 23 de julho de 2020. O rover gastou sete meses na sua viagem para Marte, entrou na órbita do planeta em fevereiro de 2021 e finalmente pousou em maio de 2021.
A Tianwen-1 foi uma das 3 missões lançadas para Marte na última janela de 2020, junto com o rover Perseverance da NASA e a missão Hope dos Emirados Árabes Unidos. Todas chegaram na órbita de Marte em fevereiro. Das 3 missões, a Hope só ficará na órbita de Marte estudando a sua atmosfera em detalhe.
Todas as três missões foram lançadas no mesmo momento devido ao alinhamento entre a Terra e Marte que só acontece a cada 26 meses.
O Zhurong pousou numa área plana do hemisfério norte de Marte conhecida como Utopia Planitia. Esse é o mesmo local onde o módulo de pouso Viking 2 pousou em 1976.
No sábado, dia 15 de maio de 2021, o presidente Xi Jimping deu os parabéns a todos os participantes da missão chinesa em Marte, dizendo que era um importante passo para exploração interestelar da China.
Embora todos digam que a missão Tianwen-1 é a primeira missão chinesa para Marte, na verdade não é. A China tentou chegar em Marte em 2011 com a sonda Yinghuo-1, que deveria ter entrado na órbita do Planeta Vermelho e estudado sua estrutura. Ela foi lançada do Cazaquistão junto com a missão russa Phobos-Grunt em novembro daquele ano. Mas a missão falhou, com um problema ela nem saiu da órbita da Terra e reentrou na atmosfera do nosso planeta em 2012 no Oceano Pacífico.
Fonte: