fbpx
13 de dezembro de 2024

China Divulga A Primeira Imagem Feita Pelo Seu Observatório Espacial Solar

A China divulgou uma imagem científica da superfície do sol na segunda-feira, dia 21 de novembro de 2022, a primeira imagem produzida por seu “Hard X-ray Imager (HXI)” no espaço e a única desse tipo disponível em todo o mundo.

O Observatório da Montanha Púrpura da Academia Chinesa de Ciências (CAS) divulgou a imagem, capturada pelo satélite Kuafu-1 da China e seu Observatório Solar Avançado Baseado no Espaço (ASO-S), que foi lançado com sucesso do Centro de Satélites de Jiuquan em outubro .

A explosão solar é um dos dois fenômenos de erupção mais intensos do sol, que pode liberar enormes rajadas de energia em um curto período de tempo. Mais da metade da energia liberada pela explosão solar pode ser vista na forma de partículas de alta energia, que podem escapar diretamente do sol e impactar o ambiente espacial da Terra. Eles também podem interagir com a atmosfera solar para produzir raios-X não térmicos e até radiação gama.

Ao observar os raios-X solares, os especialistas podem deduzir informações sobre a reconexão magnética e a aceleração dos elétrons das erupções solares, que formam a base dos estudos físicos das erupções.

O Observatório da Montanha Púrpura afirmou que a primeira imagem do HXI divulgada mostra uma erupção de classe M à 1h do dia 11 de novembro de 2022, após o observatório do satélite ter sido ligado por apenas 20 dias.

Segundo os cientistas, comparando os dados HXI das erupções que eclodiram em 11 de novembro com as imagens do Solar Atmospheric Imager (AIA) no Solar Dynamics Observatory (SDO), é evidente que os vários indicadores funcionais do HXI atingiram seus objetivos esperados.

Desde que o Observatório Solar Avançado Baseado no Espaço (ASO-S) foi lançado em órbita em 9 de outubro de 2022, o instrumento de imagem HXI, que é uma das três principais cargas úteis do ASO-S, realizou vários testes e funções em órbita, com resultados mostrando que a carga útil tem operado em condições normais, com seu desempenho atendendo aos objetivos do projeto. O instrumento foi colocado em operação com sucesso para observações científicas.

Fonte:

https://news.cgtn.com/news/2022-11-24/China-releases-first-ever-Hard-X-ray-image-of-sun-1fdCBAlU6aI/index.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo