fbpx

Chegada do Trio da Expedição 39/40 A ISS É Atrasada

Expedition 39 Launch


observatory_150105O próximo trio de membros da tripulação destinado para a Estação Espacial Internacional está programado para chegar ao laboratório orbital na próxima quinta-feira, depois que a sonda Soyuz não foi capaz de completar a terceira queima de motor para o ajuste fino e para a aproximação com a ISS.

O Comandante da Soyuz, Alexander Skvortsov e o Engenheiro de Voo Oleg Artemyev da Agência Espacial Federal Russa, a ROSCOSMOS e o Engenheiro de Voo Seteve Swanson da NASA passam bem a bordo da Soyuz TMA-12M, e seus colegas a bordo da ISS já foram informados do novo plano. O Comandante da Expedição 39, Koichi Wakata da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa, a JAXA e os Engenheiros de Voo Rick Mastracchio da NASA e Mikhail Tyurin da ROSCOSMOS estavam esperando que seus novos companheiros de expedição se acoplassem com a ISS nessa terça-feira a noite, 1:04 p.m. (1:04 da madrugada, hora de Brasília da quarta-feira), mas agora eles terão que esperar um pouco mais.

exp3940_02


Os controladores de voo no Controle da Missão, em Moscou, estão agora revertendo para uma órbita de segurança, chamada órbita 34 de aproximação, que irá resultar na chegada e acoplagem à ISS às 20:58, hora de Brasília da quinta-feira, dia 27 de Março de 2014. Os especialistas em aproximação estão revendo o plano, e podem atualizar quando for necessário. A acoplagem acontecerá no módulo Poisk da ISS.

Essa aproximação mais longa e o padrão de acoplaram foi um esquema utilizado como padrão até o ano passado, na verdade, dessa vez seria a quinta a aproximação usando um esquema mais acelerado para a ISS. A última aproximação que durou dois dias foi da Expedição 34, lançada em 19 de Dezembro de 2012, e que se acoplou a ISS no dia 21 de Dezembro de 2012. Na Soyuz TMA-07M estava a seguinte tripulação, Tom Marshburn da NASA, Chris Hadfield da Agência Espacial Canadense, e Roman Romanenko da ROSCOSMOS. A primeira aproximação e acoplagem de um dia ocorreu com a Expedição 35, que foi lançada em 28 de Março de 2013 e se acoplou a ISS em 29 de Março de 2013. Essa Soyuz TMA-08M levava Chris Cassidy da NASA, e Pavel Vinogradov e Alexander Misurkin da ROSCOSMOS.

exp3940_03


Os controladores de voo em Moscou estão revendo os dados para determinar a razão pela qual a queima do terceiro foguete não ocorreu, mas a informação inicial indica que o problema foi que a nave não alcançou a altitude correta, ou a orientação correta para a queima.

Swnason, Skvortsov e Artemyev estão programados para retornar para casa em Setembro de 2014, como membros da Expedição 40. Eles se tornarão oficialmente membros da Expedição 40 quando os membros da tripulação da Expedição 39, Wakata, Mastracchio e Tyurin finalizarem a sua missão e se desacoplarem da ISS a bordo da sua Soyuz TMA-11M em Maio de 2014 para voltar para a Terra.

exp3940_04


exp3940_05


exp3940_06


exp3940_07


exp3940_08




Fonte:

http://www.nasa.gov/content/expedition3940-trio-launches-to-complete-crew/index.html#.UzJAdfldXzg

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo