CERN Retoma Buscas pelos Segredos do Big Bang

O maior experimento científico do mundo irá tentar colidir partículas no mais alto nível de energia a partir de 30 de Março de 2010, recriando as condições do Big Bang, a explosão que deu origem ao universo, 13.7 bilhões de anos atrás, disse o CERN.

O Grande  Colisor de Hadron (LHC), centrado em um túnel circular de 27 km de diâmetro localizado abaixo da fronteira entre a França e a Suiça, começou a circular partículas no mês de Novembro de 2009 após ter sido desligado em Setembro de 2008 devido ao super aquecimento.

Feixes gêmeos estão atualmente circulando na energia de 3.5 tera-elétron volt (TeV), a maior energia já alcançada e irá acelerar nos próximos dias de acordo com o a Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN).

“A primeira tentativa para uma colisão a 7 TeV (3.5 TeV por feixe) está programada para 30 de Março de 2010”, disse a instituição em uma declaração.

Rolf Heuer, diretor geral do CERN, disse:”Pode levar horas e até mesmo dias para se conseguir a colisão”.

As múltiplas colisões a 7 TeV irá criar um mini Big Bang, produzindo dados que milhares de cientistas irão analisar por muitos anos.

“Apenas alinhar os feixes já é um desafio por si só: isso é mesmo que emitir fogo de uma agulha na costa do Atlântico e coincidi-los no meio do oceano”, disse Steve Myers, diretor para aceleradores e tecnologias do CERN.

Uma vez que colisões em alta velocidade sejam estabelecidas, o plano é deixar o LHC rodando por 18 a 24 meses, com uma pequena parada técnica no final de 2010.

A matéria escura, que os cientistas acreditam constituir 25% do universo, mas que a sua existência não pode ser provada poderia ser detectada no LHC.

Os astrônomos e os físicos dizem que somente 5% do universo é conhecido atualmente, e que o resto invisível consiste de matéria escura e energia escura, que preenchem 25% e 70% do universo respectivamente.

“Se nós podemos detectar e entender a matéria escura, nosso conhecimento irá se expandir para conhecer 30% do universo, um imenso passo a frente”, disse Heuer na conferência de imprensa feita no começo de Março de 2010.

Fonte:

http://www.reuters.com/article/idUSTRE62M2KS20100323?feedType=RSS&feedName=scienceNews&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+reuters/scienceNews+(News+/+US+/+Science)&utm_content=Twitter

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.