fbpx

Centauro A

A Centauro A, também conhecida como NGC 5128 é uma galáxia lenticular localizada a aproximadamente 11 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Centauro. Ela é uma das rádio galáxias mais próximas da Terra, dessa maneira seu núcleo galáctico ativo tem sido extensamente estudado pelos astrônomos. A galáxia é também a quinta mais brilhante no céu, fazendo dela um alvo perfeito para astrônomos amadores, embora só seja visível a partir de baixas latitudes do norte e no hemisfério sul.

Um jato relativístico que extrai energia das vizinhanças do que acredita-se ser um buraco negro supermassivo no centro da galáxia é responsável pelas emissões em comprimentos de onda de raios-X e de rádio. Fazendo observações de rádio dos jatos separadas por uma década faz com que os astrônomos possam determinar que as partes internas do jato estejam se movendo a uma velocidade igual a metade da velocidade da luz. Os raios-X são produzidos nas regiões mais externas onde os jatos colidem com gases que estão ao redor resultando assim na criação de partículas de alta energias.

Como observado em outras galáxias de explosão de estrelas, uma colisão é o fator responsável pela intensa explosão de formação de estrelas. Usando o Telescópio Espacial Spitzer os cientistas podem confirmar que a Centauro A está no processo de colisão, devorando uma galáxia espiral.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art21317/picture-of-the-day-centaurus-a.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.