A NASA recentemente testou uma cauda de tamanho natural de uma aeronave comercial 757 que foi modificada e equipada com pequenos jatos chamados “jatos atuadores de varredura”, para soprar o ar através das superfícies do leme.
A cauda vertical usada no teste é uma cauda verdadeira de 757 que saiu de um estaleiro de aeronaves no Arizona e foi remodelado para um modelo de túnel de vento.
O túnel abrigou os 26 pés da cauda do 757 para uma série de testes de um inovador sistema chamado de Active Flow Control que um dia pode permitir que os construtores de avião desenvolvam caudas similares, que reduziriam o peso e a força e ajudaria a melhorar a eficiência do combustível. O fluxo de controle vem dos atuadores, que são equipamentos que essencialmente sopram o ar num movimento de varredura ao longo da extensão da cauda e manipula o fluxo do ar.
A imagem acima foi feita dentro do National Full-Scale Aerodynamic Complex, um túnel de vento massivo localizado no Ames Research Center da NASA em Moffett, Ca. Na imagem, um engenheiro se apoia contra os fortes ventos no túnel, enquanto segura uma vara que emite um fluxo de fumaça que é usado para visualizar o fluxo de ar “em voo” através da cauda.
A tecnologia de atuadores será instalada para voos de testes na cauda da aeronave de teste de voo 757 do programa ecoDemonstrator da Boieng no começo de 2015 como parte de um acordo com a NASA.
Fonte:
http://www.nasa.gov/content/wind-tunnel-testing-a-full-sized-aircraft-tail/#.UznkgfldV8E