Quando foi lançada em 2018, o objetivo da missão TESS era de descobrir a maior quantidade de exoplanetas possíveis, seguindo uma rigorosa programação de varredura do céu. A principal diferença da missão TESS para outras missões como a do telescópio Kepler, por exemplo, foi a de procurar por exoplanetas orbitando estrelas brilhantes e próximas.
Quando a TESS descobre um candidato a exoplaneta, esse objeto é catalogado e assim é criado o famoso catálogo de TOIs, ou TESS Object of Interest. Esses objetos posteriormente passarão por todo um processo para serem aprovados ou não como exoplanetas.
E agora, recentemente, o catálogo TESS passou dos 5000 objetos, e isso é incrível, pois atualmente temos quase 5000 exoplanetas descobertos confirmados, o que indica que na melhor das hipóteses, o número de exoplanetas podem dobrar.
Esse é um feito realmente impressionante, pois, se você considerar, o ano de 2021, a TESS estava com 2400 TOIs em seu catálogo, isso quer dizer que desde então, o catálogo simplesmente dobrou.
A TESS atualmente está na sua missão estendida em que está observando o hemisfério norte do céu e o plano da eclíptica , incluindo regiões anteriormente observadas tanto pela missão Kepler como pela missão K2. Os TOIs adicionados em dezembro de 2021, são do terceiro ano de operação da missão, que ocorreu entre julho de 2020 e junho de 2021. A TESS observou novamente o céu visível do hemisfério sul da Terra, revisitando as estrelas que foram observadas na primeira passagem lá em 2018.
Com os dados do primeiro ano da missão estendida os pesquisadores encontraram dezenas de candidatos adicionais para a lista de TOIs. Muitos desses candidatos são sistemas com múltiplos planetas. A TESS está planejada para operar até 2025 e isso quer dizer que se continuar nesse ritmo pode descobrir muito mais exoplanetas.
Descobrir candidatos a exoplanetas e adicionar eles no catálogo de TOIs é o primeiro passo. Nos próximos meses, os astrônomos ao redor do mundo irão estudar cada um desses TOIs para confirmar se eles são ou não planetas, e aí eles passam a fazer parte de outro catálogo, o catálogo de exoplanetas confirmados pela TESS que até dezembro de 2020 contava com 175 exoplanetas, mas que com certeza esse número irá crescer e muito.
Precisamos aumentar e muito o número de exoplanetas confirmados, para que possamos ter uma estatística cada vez melhor de como são os mundos espalhados aí pelo universo. E para que essa lista de exoplanetas confirmados cresça, precisamos ter cada vez mais candidatos, então ficamos na torcida para que o catálogo de TOIs aumente cada vez mais!!!
Fonte:
https://news.mit.edu/2022/tess-science-office-mit-hits-milestone-5000-exoplanet-candidates-0120