Casulo Cósmico

A apropriadamente denominada Nebulosa do Casulo é mostrada nessa imagem feita pelo Wide-field Infrared Survey Explorer, ou WISE da NASA. Essa nuvem de poeira e gás catalogada como IC 5416 e localizada na constelação de Cygnus, é envolvida em uma nuvem negra de poeira chamada de Barnard 168. Dentro desse casulo de gás e poeira, novas estrelas estão se formando e começando a emergir.

No coração da nebulosa, que nessa imagem lembra muito um tradicional coração que é desenhado pelos namorados, novas estrelas massivas estão emergindo. A radiação intensa dessas estrelas esquenta a nuvem. A luz de mais alta energia das estrelas retiram elétrons dos átomos de hidrogênio que então se recombinam com outros átomos para emitir luz visível.

Imagens feitas da Nebulosa do Casulo com a luz visível somente mostram a parte mais interna da nuvem brilhando em vermelho e envolta por uma escuridão. A escuridão representa a ausência de estrelas mas é na verdade uma densa nuvem de poeira que está obscurecendo o brilho das estrelas. Essa densa nuvem está começando a ser aquecida pelas jovens estrelas localizadas dentro dela. A poeira absorve a radiação de alta energia das estrelas recém nascidas e então só emite brilho no comprimento de onda do infravermelho que é então registrada nessa imagem do WISE. O casulo empoeirado se expande por 45 anos-luz de comprimento, o que é mais de três vezes maior que a porção interna e brilhante da nebulosa.

As cores usadas nessa imagem representam comprimentos de onda específico da luz infravermelha. Azul e ciano representam a luz emitida no comprimento de 3.4 e 4.6 micra, que é predominantemente emitida pelas estrelas. Verde e vermelho representam a luz de 12 e 22 micra emitidas principalmente pela poeira.

Fonte:

http://wise.ssl.berkeley.edu/gallery_cocoon.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.