fbpx

Cassini Sobrevoa Pela Última Vez A Congelada Lua Réia de Saturno

reia_01

observatory_150105A sonda Cassini da NASA capturou essas imagens ainda brutas e sem processamento da lua de Saturno Réia, durante o seu sobrevoo realizado no último dia 9 de Março de 2013. Esse sobrevoo marcou  o último encontro programado da missão com Réia e somente o quarto encontro planejado com o satélite em toda a missão da Cassini.

A sonda Cassini sobrevoou Réia a uma altitude de 997 km. Esse sobrevoo foi planejado com o objetivo principal de usar o Radio Science Sub-system, ou RSS para medir o campo de gravidade de Réia.

reia_02

Durante a sua maior aproximação e enquanto o RSS estava medindo o campo gravitacional do satélite congelado, a equipe de imageamento pegou uma carona e registrou 12 imagens da superfície rugosa e congelada de Réia. Saindo de Réia, as câmeras da Cassini capturaram um conjunto de imagens globais a uma distância de 269000 km que mostram a antiga e altamente povoada com crateras, superfície da segunda maior lua de Saturno.

reia_03

Os cientistas ainda estão tentando entender algumas das feições curiosas que eles observaram nas imagens de Réia, incluindo uma estreita fratura, ou graben, curvo. Um graben é um bloco de solo, mais baixo com relação ao terreno ao redor e delimitado por desfiladeiros de ambos os lados. Essa feição parece ser incrivelmente recente, cortando a maior parte das crateras, com poucas crateras sobrepostas.

reia_04

reia_05

reia_06

Fonte:

http://www.ciclops.org/view_event/190/RHEA_REV_183_RAW_PREVIEW?js=1

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo