fbpx
21 de novembro de 2024

Cassini Olha Pra Baixo E Observa Toda A Beleza de Saturno

pia20502_1041

Nessa bela imagem, o planeta Saturno aparece como um globo sereno e tranquilo com seus anéis, mas na verdade, a atmosfera do planeta está em constante mudança com ventos de alta velocidade e desenvolvendo padrões climáticos e tempestades ocasionais espetaculares. Os anéis por sua vez, são formados por incontáveis partículas congeladas que estão em constante colisão. Essas colisões têm um papel fundamental em vários fenômenos que acontecem com os anéis como as ondas, essas ondas são as sutis manifestações das luas de Saturno e do próprio planeta.

A longa duração da missão Cassini tem permitido aos cientistas estudarem como a atmosfera e os anéis de Saturno mudam com o tempo, fornecendo informações valiosas sobre esse ativo sistema planetário.

A bela imagem acima foi feita com a sonda Cassini apontada para o lado iluminado dos anéis e a cerca de 41 graus acima do plano dos anéis. A imagem foi feita com a câmera de grande angular da Cassini no dia 16 de Julho de 2016, usando um filtro espectral que preferencialmente admite comprimentos de onda do infravermelho próximo, centrado em 752 nanômetros.

A imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 2 milhões de quilômetros de Saturno e a escala da imagem é de 110 km/pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmerea de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-huygens, acesse:

http://saturn.jpl.nasa.gov

http://www.nasa.gov/

http://ciclops.org.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia20502/view-from-above

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo