fbpx

Cassini Encerra sua Dobradinha em Saturno

A sonda Cassini da NASA completou seu duplo sobrevôo essa semana balançando entre as luas Titã e Dione, sem nenhuma manobra entre elas. A sonda enviou de volta à Terra imagens brutas impressionantes do terreno fraturado e cheio de cratera pequenas e grandes de Dione, uma lua que só tinha sido visitada uma vez pela Cassini.

O sobrevôo sobre Titã ocorreu em 5 de Abril de 2010 e sobre Dione em 7 de Abril de 2010. Durante o sobrevôo por Titã um inesperado problema ocorreu e a sonda só  conseguiu obter poucas imagens, menos do que o planejado. Mas por sorte quando a sonda passava por Dione as câmeras voltaram a funcionar e a sonda conseguiu fazer imagens fantásticas.

Os cientistas estão agora se aprofundando nas análises dos dados obtidos de Dione para tentar determinar se a lua poderia ser uma fonte de partículas carregadas que ambientam e circundam Saturno e um de seus anéis. Eles estão também tentando entender a história sobre o material negro encontrado em Dione.

Um fortuito alinhamento entre os satélites permitiu que a Cassini tentasse fazer essa dobradinha. A Cassini fez três vôos prévios como dobradinha e outros dois estão sendo planejados para os próximos anos. Essa missão está próximo do fim da primeira extensão de trabalhos da Cassini conhecida como Missão Equinócio. Em outubro de 2010 terá início a segunda extensão de missão da Cassini conhecida como Missão Solstício.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2010-124

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .