fbpx

Cassini, Artista ou Cientista? Lindas Imagens de Saturno, seus Anéis e suas Luas

Muitas pessoas quando pensam na missão Cassini, ficam em dúvida se ela é um artista muito bom ou um excelente cientista. A maioria com certeza acredita que a sonda seja as duas coisas, pois além de fornecer lindas imagens do sistema de Saturno, existe muita ciência por traz do que ela faz. Nessa primeira imagem Saturno apresenta sua sombra nos anéis, mas também mostra como os anéis refletem a luz do Sol no lado negro do planeta. Nessa imagem Saturno é iluminado fracamente pela luz proveniente dos anéis. Essa visão foi feita com a sonda apontada para o sul, no lado não iluminado dos anéis, 10 gruas abaixo do plano dos anéis e obtida em 2 de Janeiro de 2010, quando a Cassini estava a 2.3 milhões de quilômetros de Saturno.

A próxima imagem além de ser surpreendentemente bela, o fato mais espetacular é que ela foi feita pelas câmeras da Cassini, no dia 15 de Março de 2010, ou seja, antes de ontem, e chegou na Terra hoje (17 de Março de 2010). Essa é uma imagem bruta, não calibrada e único detalhe que se sabe até o momento é que a câmera estava apontada na direção de Tétis e a sonda estava a 2410546 km de distância. Alguém pode tentar adivinhar qual é o segundo satélite na imagem?

Outra bela imagem da Cassini, mostra Dione e Titã como um par de luas crescentes. Essa imagem foi feita no dia 12 de Março de 2010 e recebida na Terra em 13 de Março de 2010. A câmera da sonda estava apontada para Dione, a uma distância de aproximadamente 2211699 km.

Fonte:

http://www.universetoday.com/2010/03/16/cassini-the-artist-shadows-ringshine-double-crescent-moons/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .