Cápsula Dragon da SpaceX Retorna Para a Terra

A cápsula de carga não tripulada, Dragon, da SpaceX, caiu no Oceano Pacífico, nesse sábado, dia 5 de Maio de 2018, disse a empresa, poucas horas depois da cápsula deixar a ISS, com cerca de 1800 kg de equipamento.

“Um bom mergulho da Dragon, foi confirmado, completando assim a terceira missão de reabastecimento da SpaceX para a ISS com uma nave já voada anteriormente”, escreveu no Twitter, o fundador e presidente da SpaceX, Elon Musk, por volta das 16:00,  hora de Brasília.

A cápsula de abastecimento, branca se desacoplou do laboratório orbital por volta das 10:23 hora de Brasília, queimou seus motores por três vezes e começou lentamente o seu retorno para a Terra.

“O desacoplamento foi confirmado”, disse o comentarista Rob Navias na NASA TV, observando que a separação ocorreu quando a ISS estava a 256 milhas (411 quilômetros) acima da Terra, passando ao sul da Austrália.

“A Dragon está a caminho com segurança.”

A espaçonave está trazendo de volta uma série de experimentos científicos, incluindo ratos de laboratório que foram estudados em órbita para ver como seus ossos mudaram na ausência de peso.

“Outras amostras biológicas críticas preservadas em freezers, como plantas, insetos e tecidos humanos, também foram transferidas para o Dragon para recuperação e análise”, disse um comunicado da NASA.

A cápsula Dragon,  da SpaceX é atualmente a única nave de carga projetada para retornar à Terra intacta. A outra cápsula de suprimento comercial dos EUA, a Cygnus da Orbital ATK, queima na reentrada da atmosfera da Terra.

A cápsula Dragon, chegou à ISS em 4 de abril após o lançamento de Cabo Canaveral, na Flórida, com 2630 kg de alimentos, suprimentos e experimentos científicos para permitir o estudo de tempestades, e drogas anticâncer, além de tecnologias testadas para remover detritos em órbita.

A missão foi a 14ª missão da SpaceX que tem um  contrato de US $ 1,6 bilhão com a NASA para reabastecer a estação espacial ao longo de vários anos.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-05-spacex-dragon-cargo-ship-earth.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.